Lula e Haddad inauguram novas instalações da Universidade Federal de Pelotas

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Lula e Haddad inauguram novas instalações da Universidade Federal de Pelotas

Por

Há 15 anos

Em 21 de outubro de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no seu segundo mandato à frente do executivo nacional, esteve em Pelotas para participar da cerimônia de inauguração das novas instalações da Universidade Federal de Pelotas, no Campus Porto. Lula chegou acompanhado pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, atual Ministro da Fazenda, sendo recebidos pelo então reitor César Borges. Na sequência as autoridades oficializaram as instalações da Reitoria e das Faculdades de Enfermagem, de Letras e de Nutrição.

Perante um público composto pela comunidade universitária, autoridades, representantes de instituições da sociedade e população em geral, o presidente Lula falou do palanque especialmente montado para a cerimônia na área externa do campus Porto. O presidente declarou sua felicidade de inaugurar mais um conjunto de obras em uma universidade federal.

O presidente comentou que houve um tempo em que era quase impossível para um jovem pobre ingressar em uma universidade pública. “Tinha que ralar muito. E o pobre, se quisesse estudar na faculdade, tinha de pagar”, disse. “Para nós educação não é gasto, é investimento, este é nosso conceito”, defendeu o presidente, na época.
Ao fim de sua passagem pelo campus da UFPel, Lula ficou por mais de 30 minutos cumprimentando populares. O presidente tirou fotos, distribuiu autógrafos e abraços e trocou rápidas palavras com quem desejasse falar com ele, tudo junto à grade que separava o público do palanque oficial.

Cardápio

Em sua manifestação nos atos de inauguração, o ministro da Educação lembrou que Lula pode entrar de cabeça erguida em qualquer universidade federal, coisa que poucos presidentes puderam fazer. “Aqui, por exemplo, o último que esteve foi JK, antes do regime militar”, recordou.

Durante sua visita ao Campus Porto, no dia 21, o presidente Lula esteve em um dos laboratórios do curso de Nutrição e acompanhou o trabalho de alunos, que prepararam um cardápio especial para apresentar ao presidente: quibebe de cabotiá, crisp de couve e picanha grelhada.

Fonte: CCS UFPel

Há 50 anos

Bandas de Pelotas se preparam para concurso nacional na capital paulista

Entidade é Patrimônio Histórico-Cultural e Imaterial de Pelotas (Foto: Rodrigo Chagas)

Integrantes das bandas da Escola Técnica Federal de Pelotas, do Colégio Gonzaga e do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça se preparavam para participar do Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, que seria realizado em São Paulo, a partir do dia 26 de outubro de 1975. Na época, uma comissão visitou a prefeitura em busca de apoio financeiro para a viagem.

As bandas da ETFPel e do Gonzaga concorreram na categoria Musical, enquanto que a do CAVG, que participava pela primeira vez do certame, integrou a categoria Marcial. Naquele ano o concurso foi retomado, após ter sido suspenso em virtude de um surto de meningite em São Paulo, em 1974.

Terceiro título

Experiente e bem-sucedida a banda do Gonzaga, de 1958, tinha sido campeã em 1972 e em 1973. Os responsáveis pelas bandas, disseram ao prefeito, Ary Alcântara, que as entidades tinham chances de conquistar títulos. O que aconteceu: o Colégio Gonzaga voltou com a taça de campeão nacional.

A banda, Patrimônio Histórico-Cultural e Imaterial de Pelotas, completou 67 anos e neste mês celebra 50 anos da terceira vitória nacional, em São Paulo.

Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais