Hoje é Dia do Professor e as datas servem para refletir, diante da velocidade do dia a dia. Compreender o papel do professor em um mundo tão digital e dinâmico é fundamental para entendermos também as adaptações necessárias para a educação e para a profissão. Em um momento em que somos bombardeados por informações de todos os lados, a atuação de quem consegue fazer o filtro, indicar os caminhos e explicar de maneira lúdica e com olho no olho torna-se mais do que necessária.
Diante de tudo isso, é essencial que a valorização vá além do abraço de hoje, do cartão ou da mensagem. O profissional da educação precisa ser reconhecido através de incentivos para exercer sua profissão com a qualidade necessária. Respeito e dignidade são básicos, algo que nem precisaria ser falado. Ainda assim, é preciso reforçar. Há muito o que se avançar nestas frentes. Mas, acima de tudo, é preciso avanços em questões estruturais e salariais. Não é possível apostar que hoje alguém exerça a profissão por paixão e com heroísmo. São fatores muito bonitos, claro, mas não botam comida no prato e dinheiro no bolso.
Embora tenhamos evoluído muito nos últimos anos, a qualidade das escolas, de acesso e de materiais para a sala de aula ainda precisam avançar e muito. A orientação para que alunos e pais tenham o respeito com a autoridade do professor, com sua capacidade profissional e com suas escolhas também. São constantes os casos de desrespeito registrados, até com perseguição. Isso é inaceitável. Mas, o principal de tudo, é pagar salários justos, em dia e oferecer planos de carreira para quem, em um momento tão delicado da própria história da humanidade, dedica-se a repassar conhecimento e a moldar as mentes do futuro.
E, diante de tudo isso, a parabenização é essencial: mesmo diante de tantos desafios, dedicar-se a repassar conhecimento e a ajudar a formar o cidadão do amanhã é algo lindo e fantástico. Parabéns a todos os profissionais pela data!