Pelotas tem boas expectativas para a safra do pêssego

Dados

Pelotas tem boas expectativas para a safra do pêssego

Clima favorece a produção da fruta, que deve chegar a 36 toneladas

Por

Pelotas tem boas expectativas para a safra do pêssego
Pelotas possui mais de três mil hectares plantados em 615 propriedades (Foto: Jô Folha)

Enquanto são organizados os eventos que marcam, tradicionalmente, a safra do pêssego em Pelotas, cresce a expectativa, entre os produtores, consumidores e indústria, de uma produção dentro da normalidade nesta safra – cerca de 36 mil toneladas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da prefeitura aponta que o município possui 3.097 hectares com pomares da fruta e mais 163 hectares irrigados. São 615 produtores.

Dados oficiais da Emater dão conta que 15% dos hectares cultivados com pessegueiros são de variedades de mesa. O restante é de produção para a indústria, que absorve 85% do total da safra. Pelotas mantém-se, historicamente, como município maior produtor de pêssego para a indústria nacional.

Os pomares, neste ano, receberam as horas de frio necessárias no inverno (abaixo ou igual a 7,2 graus), que chegaram a superar em mais de 100 horas a média histórica. Também foram favorecidos pela não ocorrência de dias de temperaturas elevadas (28, 30 graus), que são realmente prejudiciais à cultura. Agora, produtores encontram-se praticando a atividade de raleio nos pomares, que significa a retirada de frutos excedentes dos pessegueiros, para dar mais qualidade, tamanho e sabor aos que são preservados. Ainda segundo a Emater, não havendo precipitação de granizo, a safra não deverá registrar perdas e será considerada boa.

Mutirão

Na terça-feira (14), começou o mutirão Rota do Pêssego, com ponto de partida no 7º distrito, Quilombo. Durante 15 dias, a prefeitura vai atuar para aprimorar as estradas para melhorar a qualidade e segurança do transporte.

“As estradas são tudo para a nossa zona rural, principalmente, para a produção de pêssego. A safra de pêssego em Pelotas coloca R$ 400 milhões na economia da cidade. Por isso e para valorizar o esforço dos produtores, temos que dar prioridade às estradas nesta fase, para o bom escoamento da colheita”, diz o prefeito Fernando Marroni (PT). Fazem parte do mutirão três motoniveladoras, três retroescavadeiras, quatro caçambas e dois tratores. O início das atividades, além da presença de Marroni e do secretário Anderson Schmidt, contou com administradores distritais, produtores e moradores das imediações.

Festa Municipal

A Prefeitura, apoiadora da Festa Municipal do Pêssego, que será realizada dia 23 de novembro, organizada pela Comunidade São Pedro, Vila Nova, 7º distrito, e Esporte Clube Vila Nova, informa que os preparativos estão adiantados.

A Festa Municipal é parte integrante da Quinzena do Pêssego, assim como a abertura oficial da colheita e a Feira Municipal. A 12ª Quinzena está com o período ainda por ser definido pelos organizadores.

Acompanhe
nossas
redes sociais