Pelotas recebe a 2ª Mostra Tuco-tuco de Videoarte nesta terça-feira (14). O festival reúne exibições de filmes e rodas de conversa, em um único dia. As sessões ocorrem em dois horários: às 17h, com acessibilidade em Libras, Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e audiodescrição, e às 19h, ambas no Auditório 1, do Centro de Artes da UFPel. Entre as exibições, às 18h15min, o público poderá participar de um bate-papo sobre as produções e o processo criativo, o objetivo é promover o diálogo direto com os realizadores e os artistas, além de rodas de conversa, também com a presença de intérprete de Libras.
A mostra tem entrada franca, porém os ingressos para cada sessão devem ser retirados na plataforma Sympla e estarão disponíveis nesta terça. O ingresso para as sessões também dá direito à participação na roda de conversa.
A retirada de ingressos na hora (via Sympla) estará sujeita à lotação do espaço. Mais informações podem ser encontradas no perfil do instagram do projeto: @tucotucovideoarters e também por contato via email: [email protected].
Linguagens diversificadas
De acordo com os organizadores, o projeto, idealizado pelo Coletivo UN, busca fomentar a produção videográfica no RS e valorizar a diversidade de linguagens e trajetórias. Para ampliar a circulação, metade das vagas foi destinada a artistas de fora da capital, e o edital visou pontuação extra para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negras, indígenas, quilombolas, ciganas e pessoas com deficiência.
A seleção foi feita por uma comissão de avaliação artística convidada, formada por Luka Machado, Marion Velasco e Renan Soares. Ainda, outros profissionais assinam o projeto, como Tuane Eggers e Vicente Carcuchinski na equipe de pós-produção; Cristina Kenne, Ednilson Sacramento e Simone Dornelles na de acessibilidade; Marina Rombaldi, Nilton Dondé e Nicole Martinato, do UN, na produção cultural; e Ingrid Bellenzier, Luiza Oliveira e Pedro Henrique Silva na comunicação.
Um Nada
O Coletivo UN (Um Nada) surgiu no ano de 2018 a partir da aproximação de três artistas, Marina Rombaldi, Nilton Dondé e Nicole Martinato, que se conectaram por suas temáticas e pesquisas em arte, e que atuam, desde então, de forma coletiva e experimental. O propósito foi buscar subverter as fronteiras, torcer os limites do sistema e espaços e estreitar as distâncias entre arte e público.
A mostra não é recomendada para menores de 16 anos sem acompanhamento de responsável legal. O projeto conta com recursos do Edital Sedac/PNAB-RS nº 27/2024 – Artes Visuais.
SERVIÇO
- O quê: 2ª Mostra Tuco-tuco de Videoarte tem exibição em Pelotas
- Quando: amanhã, às 17h, acessível em Libras, LSE e audiodescrição, e às 19h.
- Onde: Auditório 1, Centro de Artes da UFPel, rua Alberto Rosa, 62
- Ingressos: pelo site Sympla