A abertura oficial da 99ª Expofeira de Pelotas foi marcada por homenagens e memórias no Parque da Associação Rural de Pelotas (ARP). O destaque ficou para a entrega do Troféu Mérito Rural, da Medalha Nunes Vieira e de uma homenagem especial. A solenidade contou ainda com o hasteamento das bandeiras e a apresentação da Banda da Brigada Militar.
O Troféu Mérito Rural distingue anualmente profissionais que se destacam em áreas ligadas ao setor primário. Neste ano, o reconhecimento foi concedido ao engenheiro agrônomo José Paulo Machado dos Santos, sócio-fundador da Planfer, empresa que se consolidou como referência regional no agronegócio. “Trabalhamos muito e, mesmo assim, não se conquista nada sozinho. Por trás deste reconhecimento está minha família, meus parceiros e minha equipe de trabalho”, destaca Machado dos Santos.
A Medalha Doutor Nunes Vieira, que homenageia personalidades com relevantes serviços prestados à ARP, foi entregue a Augusto da Matta Rassier, administrador e produtor rural. Há mais de uma década, ele contribui com a entidade, tendo presidido a entidade e hoje liderando o Conselho Consultivo e o Conselho dos Ex-presidentes. “O meu sentimento é de muita gratidão. Eu me sinto muito honrado em receber essa homenagem de uma associação da qual faço parte há dez anos, a mais antiga do estado”, afirma. Rassier também lembrou o falecimento recente do ex-presidente Darcy Trilho Otero, destacando sua importância para a história da instituição.
A homenagem especial da noite foi concedida ao diretor financeiro da ARP, Felipe Rodrigues Weymar, administrador e produtor rural. Ele exerceu três mandatos na Diretoria Financeira e integrou por quatro anos a Comissão Executiva da Expofeira. À frente do Núcleo Sudeste de Angus e Ultrablack, liderou campanhas institucionais e a Galeria dos Produtores, que arrecadou recursos importantes para a realização da 99ª edição. “Divido este momento com minha família e amigos, sobretudo com os mais jovens que participam intensamente da Expofeira. Eles são o futuro da entidade e do agronegócio regional”, afirma.