Menos de um mês da 51ª Feira do Livro de Pelotas, os fãs da literatura e do evento começam a conhecer alguns dos principais nomes de autores, que estarão na praça Coronel Pedro Osório, entre 30 deste mês e 15 de novembro. “Posso dizer que a lista foi praticamente escolhida por quem lê bastante e também pelos próprios vendedores de livros”, diz o livreiro Carlos André de Souza e Silva, presidente da Câmara Pelotense do Livro, entidade realizadora.
O primeiro final de semana da Feira do Livro começa com a presença do autor de best sellers, Pedro Rhuas, que tem encontro marcado com os fãs no dia 1º de novembro. “Ele tem um estilo diferente, é um escritor que aborda a temática LGBTQIA+ e abarca um público que lê muito”, fala Silva.
A expectativa é que o escritor, jornalista e cantor capixaba, autor de Enquanto eu não te encontro, seja um dos mais populares do evento. Outro escritor que deve movimentar a praça Coronel Pedro Osório, é o baiano Itamar Vieira Júnior, que dividirá o final de semana com Rhuas. O autor de Torto arado e Salvar o fogo, ganhadores do prêmio Jabuti nas edições de 2020 e 2024, respectivamente, estará na praça no dia 2.
No dia 8 de novembro, a escritora e criminóloga Ilana Casoy – referência na literatura criminal – apresenta títulos como A prova é a testemunha, relato inédito do Caso Nardoni, e O Quinto Mandamento – Caso de Polícia, sobre o assassinato do casal Richthofen. Também na linha do suspense policial, o dia 15 está reservado para Paulo Zorzi, um autor que está despontando nesse tipo de literatura. Entre suas obras está O homem de palha. “Um homem que vem para somar muito na Feira.”
Gaúchos
Outra escritora muito querida pelos gaúchos é Letícia Wierzchowski, autora de A casa das sete mulheres. A gaúcha estará em Pelotas no dia 3 de novembro. No contraponto da prosa, no dia 6, o convidado é Odilon Ramos, poeta nativista.
No dia 14, a pelotense Ana Cristina Vargas, uma autora do grupo Vida Consciente, de Zibia Gasparetto. “Ela escreveu muitos livros e romances espíritas, e muita gente não sabe que a Ana é pelotense, uma baita escritora”, fala o presidente da Feira.
Literatura infantil
No dia 11, representando a literatura infantil, estará em Pelotas Rodrigo Keller. O gaúcho trabalha com contos clássicos adaptados para a cultura do Sul, valorizando a cultura local. Antes, ainda sob a mesma temática, no dia 4, a escritora Eleonora Medeiros, também autora de livros infantis.
Youtubers
O segmento da internet também estará representado pelos youtuberes Gabriel Dearo e Manu Digilio. O casal vai autografar As Aventuras de Mike e fará uma apresentação no último dia da Feira.