“Nossas reuniões são livres para escrever o que gostaria de ler, compartilhar naquele momento”

ABRE ASPAS

“Nossas reuniões são livres para escrever o que gostaria de ler, compartilhar naquele momento”

Escritora Helena Heloisa Manjourany Silva, presidente do Centro Literário Pelotense

Por

“Nossas reuniões são livres para escrever o que gostaria de ler, compartilhar naquele momento”
Helena Heloisa e José Luís Pereira integram a diretoria da entidade (Foto: Reprodução)

O Centro Literário Pelotense completa 38 anos no dia 31 deste mês. A atual diretoria, presidida pela escritora Helena Heloisa Manjourany Silva, e o coordenador da comissão do jantar e segundo secretário do Clipe, José Luís Pereira, estiveram no Jornal A Hora do Sul/Rádio Pelotense conversando sobre as atividades da entidade e a celebração deste aniversário, quando será lançada a coletânea com textos dos integrantes do Centro.

O que é o Centro Literário Pelotense? Qual o trabalho que vocês realizam?
Helena Heloisa Silva: O Centro Literário Pelotense é uma associação sem fins lucrativos que reúne escritores, ou quem gosta de escrever, ou quem gosta de ler, porque não tem necessidade de ser escritor. Basta gostar, às vezes tem até coisas já escritas, que se chamam guardadinhas, e que não tem ânimo ou tem vergonha de apresentar. E lá, então, todas as segundas-feiras, na Associação Italiana, nós temos uma sala onde as reuniões são às 15h, e reunimos esse grupo, em torno de 24, 28, que pertence mesmo são mais, em torno de 40 pessoas. Participamos de eventos literários, realizamos eventos literários e ele está fazendo 38 anos. É uma das entidades mais antigas literárias. Foi um grupo de abnegados que resolveram criar. Nós chamamos os nossos baluartes. Eles criaram esse grupo, que vem vindo, vem lutando muito. Já estivemos no Caixeiral, por três anos. Retornamos à Associação Italiana.

Tem que ser sócio para participar?
Helena Heloisa Silva: É uma associação e tem uma mensalidade irrisória. São R$20 por mês, porque nós realizamos uma coletânea anual, agora mesmo estamos lançando no dia do jantar, são nossos próprios escritos e convidados. É uma oportunidade que o escritor clipeano tem em produzir e publicar a sua obra. Tem também os nossos associados que simplesmente gostam de ir para a reunião e participar, levando seus escritos também. Nossas reuniões são livres para escrever o que gostaria de ler, compartilhar naquele momento. Não tem um tema específico.

Quando será o jantar de aniversário?
José Luís Pereira: É 31, que é uma sexta-feira, às 19h30min. É no Salão de Festa da Sociedade Italiana, onde nós temos a nossa sala. E a gente está reunindo todos os nossos associados, seus convidados, algumas autoridades literárias. Esperamos ter aproximadamente umas 90 pessoas. Nesse momento, nós vamos lançar essa coletânea desse ano, que é a número 32, anual. Vamos homenagear os novos sócios que estão partindo para a categoria Honorário, pelos serviços prestados. A solidariedade vai ser bem marcante. Os convites vão estar à venda a partir da semana que vem. Estamos finalizando.

Acompanhe
nossas
redes sociais