Industriais da Região Sul terão a oportunidade de conversar com a diretoria do Sistema Fiergs nesta quinta-feira (25) em reunião-almoço. O evento Rota FIERGS deverá reunir diversas lideranças, com o objetivo de definir prioridades regionais e identificar caminhos e oportunidades para as empresas. A programação contará ainda com palestra do empresário Jorge Gerdau Johannpeter, a partir das 14h.
Além do espaço para escuta e troca de informações, a expectativa em torno do evento também se concentra no anúncio de investimentos de R$ 6,5 milhões por parte da FIERGS na região. Para o vice-presidente de Infraestrutura da Federasul, Antônio Carlos Bacchieri Duarte, será um momento oportuno para reivindicações.
“É um momento pré-eleitoral, os políticos estão sensíveis, os próprios governantes, tanto da esfera estadual como da federal, estão mais atentos a pedidos. Tudo que se pede, alguma coisa aparece”, comenta. Segundo Bacchieri, a pressão costuma trazer resultados positivos, como a confirmação da restauração da ponte sobre o Canal São Gonçalo, ligando Pelotas a Rio Grande.
Ele também aponta que será uma excelente oportunidade para reivindicar a duplicação do Lote 4, no final da BR-392. “Pode ser objeto de pedido para que se inclua essa obra imediatamente, como uma prioridade a ser realizada nos próximos meses”, acrescenta.
Na avaliação do presidente do Centro das Indústrias de Pelotas (CIPEL), José Augusto Vaniel, a proposta de interiorização será uma grande oportunidade para a Região Sul, carente de industrialização. “A expectativa é de uma grande troca de informações convergindo para o bem comum, que seria uma futura industrialização e desenvolvimento da região”, afirma.
Representação regional
Representantes de diversos municípios da Zona Sul estarão presentes no evento. Entre eles, a cidade de Rio Grande, que realizou um encontro prévio com lideranças empresariais para definição de suas pautas. As prioridades do município incluem questões de infraestrutura e logística, como a ponte entre Rio Grande e São José do Norte; a duplicação do Lote 4 da BR-392, já prevista no Novo PAC; a qualificação do sistema ferroviário; o fortalecimento do Distrito Industrial de Rio Grande; e a revisão das praças de pedágio da região.
A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira, destaca o encontro como um momento de diálogo e escuta. “Será uma oportunidade para estabelecer prioridades, conversar com a comunidade empresarial, entender as demandas e o que o município precisa para se desenvolver mais, contando especialmente com o apoio da Fiergs para isso.”
O presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (PP), também participará, com foco em ouvir as demandas e pressionar pela criação de novas políticas públicas. “Estado e União são os principais detentores de recursos e de incentivos para movimentar as indústrias”, afirma.
Especificidades regionais
O presidente da Associação Comercial de Pelotas (ACP), Fabrício Cagol, ressalta a importância da interiorização de uma entidade tão forte quanto a Fiergs, considerando as especificidades da Região Sul. “Nós temos uma indústria bem diferente da capital e da Serra. Aqui, por exemplo, temos a indústria do arroz, que lá não existe. É importante receber essas lideranças para que conheçam melhor o nosso mercado e a nossa região.”
Imersão
Estarão presentes no evento o presidente da Fiergs, Claudio Bier, além de diretores e coordenadores de conselhos e comitês temáticos da entidade. Também participarão os vice-presidentes regionais da FIERGS na Região Sul, Irani Tadeu Cioccari e Luiz Roberto Saalfeld.
A edição de Pelotas terá uma novidade: a palestra do empresário Jorge Gerdau Johannpeter, membro do Grupo de Controle da Gerdau. Intitulada “A Busca: os aprendizados de uma jornada de inquietação e realizações”, a fala ocorre às 14h.
O encontro, que reunirá representantes da entidade, sindicatos e lideranças regionais, será realizado no Dunas Clube (Av. Domingos de Almeida, 3249). A recepção dos convidados começa às 11h30min.