O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu no final desta manhã um alerta de risco hidrológico moderado para Pelotas. O aviso é motivado pelo grande acumulado de chuva das últimas horas na cidade.
Desde o começo desta sexta-feira (22), até às 13h, o Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa registrou um acumulado de 67 mm de chuva em Pelotas. Com a previsão de manutenção do cenário e períodos de agravamento das precipitações até o final do sábado (23), o Cemaden alerta para a possibilidade de ocorrência de inundação às margens dos arroios Sanga Funda, Sujo, Barbuda, Santa Bárbara, Pelotas, canal São Gonçalo e seus afluentes.
O Centro de Monitoramento, no texto referente ao alerta, afirma que “não se descarta a possibilidade do fenômeno alertado e, caso ocorra, o impacto para a população poderá ser não apenas moderado”. Além disso, recomenda o desencadeamento de ações que estão previstas em planos de contingência, como sobreaviso de equipes municipais.
Alerta para São Lourenço do Sul
O órgão de monitoramento de desastres naturais também emitiu um alerta de risco hidrológico alto para inundação do rio São Lourenço. O documento também aponta a possibilidade de ocorrência de alagamento em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas.
Previsão do Tempo
Nesta sexta-feira, instabilidades associadas a uma área de baixa pressão e ao escoamento do ar quente e úmidos vindos do norte do país mantêm a ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia, presença de trovoadas e rajadas de vento de intensidade moderada a forte em todo o Rio Grande do Sul, com possibilidades de queda de granizo em áreas isoladas na maioria das regiões. Essa condição se manterá durante o dia, principalmente na metade sul. A partir do final da tarde a chegada da frente fria manterá a instabilidade com severidade nas regiões Oeste, Campanha e Sul.