Bibliotheca Pública Pelotense fecha para revitalização do telhado do Salão Nobre

A partir desta quarta-feira

Bibliotheca Pública Pelotense fecha para revitalização do telhado do Salão Nobre

Obra, que deve durar cerca de 40 dias, está sendo financiada pelo Banrisul Cultural

Por

Atualizado quarta-feira,
20 de Agosto de 2025 às 12:06

Bibliotheca Pública Pelotense fecha para revitalização do telhado do Salão Nobre
Telhado apresentou infiltrações e danos estruturais provocados pelas chuvas. (Foto: Jô Folha)

A partir desta quarta-feira (20), a Bibliotheca Pública Pelotense estará fechada para o início das obras de revitalização do telhado do Salão Nobre. A previsão é de que o trabalho seja concluído em aproximadamente 40 dias, quando o atendimento ao público deverá ser retomado.

A Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), fundada em 1875 e reconhecida como um dos principais patrimônios culturais de Pelotas, recebeu R$ 200 mil do Banrisul para a reforma de seu telhado. O anúncio foi feito no dia 23 de julho, durante ato realizado na própria sede da instituição, com a presença do presidente do banco, Fernando Lemos, e da ex-secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, que hoje integra a equipe do Banrisul Cultural.

O valor já foi liberada para o início das obras. O investimento faz parte de um programa estadual do Banrisul, que prevê a destinação de R$ 10 milhões para a recuperação de cerca de 40 bibliotecas públicas no Rio Grande do Sul – muitas delas atingidas pelas enchentes de 2024.

Embora não tenha sido alagada, a Bibliotheca Pública Pelotense apresentou infiltrações e danos estruturais provocados pelas chuvas, o que levou à elaboração de um projeto emergencial. “É um privilégio para o Banrisul participar da recuperação desse patrimônio. A história do nosso Estado está aqui dentro”, destacou Lemos, no dia do anúncio.

Acompanhe
nossas
redes sociais