“Uma imprensa atuante contribui para uma região mais forte”

Evento

“Uma imprensa atuante contribui para uma região mais forte”

Diretor-executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, palestrou na reunião-almoço Tá na Hora para lideranças regionais

Por

“Uma imprensa atuante contribui para uma região mais forte”
Weiss falou sobre os novos projetos do grupo em Pelotas. (Foto: Paulo Rossi)

Adair Weiss, diretor-executivo do Grupo A Hora, foi o palestrante da reunião-almoço Tá na Hora, promovida pela Associação Comercial de Pelotas (ACP). Durante o encontro, Weiss demonstrou como a imprensa pode contribuir para melhorar o ambiente de toda uma região.

Atuando em Pelotas há pouco mais de um ano, o Grupo A Hora apostou na região Sul ao identificar o grande potencial de crescimento existente. Além do jornal diário A Hora do Sul, o grupo vem desenvolvendo ações de valorização da comunidade, como o projeto Pelotas Merece, voltado a dar destaque a ações, pessoas e empresas de grande relevância local.

Recentemente, o Grupo A Hora adquiriu a Rádio Pelotense, considerada a mais antiga emissora em atividade no Rio Grande do Sul e que, em 25 de agosto, completa 100 anos de existência. A história do Grupo A Hora, na região do Vale do Taquari, começou em 2002, em Lajeado, com a edição de um jornal de oito páginas. “Em 2009, decidimos deixar de ser amadores para nos tornarmos profissionais”, relembrou Weiss.

Desde então, o grupo cresceu: no Vale do Taquari, são 110 profissionais da área de comunicação, com atuação em 40 cidades e impacto em 400 mil habitantes. Na Região Sul, são 70 profissionais, abrangendo 22 cidades e alcançando um milhão de habitantes.

Parceria com a ACP

Durante sua fala, Weiss lembrou o início do jornal A Hora do Sul, cuja primeira edição foi lançada nos dias 6 e 7 de julho de 2024, graças ao apoio da ACP. “Começamos dentro da ACP. Não tínhamos computadores; constituímos um negócio em menos de 14 dias”, relembrou.

Tendo como mantra “Nossa força é o desenvolvimento regional”, os jornais do Grupo A Hora seguem essa linha editorial. “Além dos projetos Pelotas Merece e Educame, temos a clara intenção de fortalecer a infraestrutura da Região Sul e contribuir para que esse local prospere”, disse.

Próximos passos

Para o segundo semestre, o Grupo A Hora irá lançar projetos voltados à infraestrutura regional; à celebração do celeiro do arroz; e ao turismo, visando gerar riqueza e renda. Também serão implantadas na região iniciativas já existentes no Vale do Taquari, como as publicações TOP 100 e Revista Valores, além do projeto LEIA – Ler, Entender, Interpretar e Aprender. “Queremos celebrar o que fazemos bem, assim como valorizar as nossas empresas e a cultura empreendedora”, comentou.

Atuação da imprensa

Weiss reforçou durante todo o encontro a importância de uma imprensa independente para a promoção do debate com foco no desenvolvimento. “O papel da imprensa não é só seguir a manada. Um veículo de comunicação sério precisa enfrentar assuntos com os quais não concorda, ou não terá papel preponderante na transformação social”, afirmou.

Participação

Além do prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), a reunião-almoço contou com comitivas das cidades de Bagé, Rio Grande e São Lourenço do Sul, além de diversos empresários, representantes de entidades de classe e veículos de comunicação, como o gerente-executivo da RBS TV Pelotas, Haroldo Amaral Júnior, e o diretor-geral do jornal Tradição, Adilson Cruz.

Acompanhe
nossas
redes sociais