O Remar para o Futuro e a Biscoitos Zezé formalizaram nesta terça-feira (12) uma parceria por meio da qual a empresa pelotense passa a ser patrocinadora do projeto. O acordo se dá via Lei de Incentivo ao Esporte, do Pró-esporte do governo do Estado. A assinatura do contrato foi feita na sede da Zezé, com a presença de atletas do Remar.
O acordo envolve o repasse de recursos com os quais o programa pelotense poderá custear transporte e material para competições. Paralelamente, porém, a empresa acertou a doação de três remoergômetros, equipamentos que ajudam no treinamento dos atletas em ambiente fechado e auxiliam no processo de preparação física e avaliação do desempenho.
De acordo com o coordenador geral do Remar para o Futuro, Fabricio Boscolo, e o diretor comercial da Biscoitos Zezé, Jader Gonçalves Ruivo Junior, os contatos entre representantes do projeto e da empresa já existiam há algum tempo. Boscolo destaca que a ideia é, no futuro, “avançar” para ter a marca como “empresa ouro” para o Remar.
O diretor comercial da Zezé deseja uma “parceria duradoura”. “Para nós é uma honra poder participar. A gente vem há muito tempo querendo fazer esse apoio. Enfim, tiveram vários percalços pelos quais achamos não oportuno fazer, mas graças a Deus a gente está conseguindo começar essa parceria”, afirma Ruivo Junior.
Situação do projeto
A assinatura do novo patrocínio chega em um momento que continua sendo de luta da coordenação do Remar pela viabilização de verbas emperradas por assuntos burocráticos. Em maio, o projeto recebeu R$ 754 mil do Ministério do Esporte. Entretanto, receitas da prefeitura de Pelotas e da Câmara de Vereadores seguem sem cair nos cofres.
“A parte dos convênios é complicada, porque ainda não conseguimos assinar o convênio com a prefeitura. É provável que isso saia nos próximos dias, mas isso trava uma série de etapas subsequentes, que envolvem tanto o repasse de verbas municipais quanto a articulação para a execução das emendas parlamentares”, explica Fabricio Boscolo.
Com o dinheiro oriundo do Ministério do Esporte, é possível honrar os compromissos referentes aos recursos humanos. “Já estava previsto, então está indo muito bem e nos permite pelo menos um planejamento de médio prazo, de dois anos”, diz o coordenador. Já as verbas de emendas parlamentares da Câmara totalizam cerca de R$ 270 mil, que serão utilizadas para compra de remos, barcos, remoergômetros e materiais de treinamento.
Agenda de competições
Enquanto isso, a equipe treina de olho nas próximas competições. A última foi a Regari, regata de remo indoor em Porto Alegre, em julho. A próxima deve ser o Campeonato Brasileiro de Barcos Longos, em outubro, e depois o Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos, em novembro.
Quarenta atletas compõem o Remar para o Futuro atualmente, sendo 15 em nível competitivo nacional. O projeto, que completa dez anos em 2025, é fruto de parceria entre prefeitura de Pelotas, UFPel e Clube Centro Português 1º de Dezembro.