Prefeitura destaca papel dos Ecopontos na limpeza urbana

lixo

Prefeitura destaca papel dos Ecopontos na limpeza urbana

Unidades podem ser procuradas de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para descarte de materiais inservíveis, reutilizáveis ou recicláveis

Por

Prefeitura destaca papel dos Ecopontos na limpeza urbana
Ecopontos são gerenciados pelo Sanep e recebem materiais recicláveis e resíduos de construção civil (Foto: Jô Folha)

Durante as chuvas do fim de semana, a prefeitura de Pelotas e o Sanep publicaram nas redes sociais imagens das casas de bomba cheias de lixo. Os materiais são despejados irregularmente no sistema do município e comprometem a drenagem em dias chuvosos. Em Pelotas, cinco Ecopontos distribuídos pelo município concentram o descarte de diversos materiais, recebendo desde produtos recicláveis, como vidros e plásticos, até materiais volumosos, como pneus e móveis desmontados.

Gerenciados pelo Sanep desde 2021, os Ecopontos passaram por reformas e requalificações visando ampliar a variedade e a quantidade de materiais recebidos nas unidades. Assim, viabilizando que os pelotenses tenham acesso à estruturas qualificadas para o descarte adequado de resíduos inservíveis, reutilizáveis ou que possam ser reciclados.

Cada usuário pode descartar até 1m³ de material, o que corresponde, em volume, a duas caixas d’água de 500 litros, por exemplo, e no caso do descarte de pneus, a quantidade máxima aceita para descarte é de quatro unidades.

Todas as coletoras são devidamente identificadas, com a informação de quais produtos recebem, e funcionários estão presentes nas unidades para orientar o público e esclarecer eventuais dúvidas. Porém, é de responsabilidade do cidadão conduzir os materiais até o contêiner correto no momento do descarte e, em casos do descarte de móveis, como guarda-roupas, estantes e armários, desmontá-los antes do transporte até as unidades.

Além disso, na unidade Gotuzzo, no Fragata, há o Posto de Entrega Voluntária (PEV). Os recipientes possibilitam o descarte de resíduos recicláveis em horários alternativos ao comercial, como finais de semana e feriados. Os PEVs podem ser acessados pela área externa, na frente do Ecoponto, e possuem identificação de cada item recebido: plástico, metal, papel, óleo de cozinha e vidro.

O que pode e o que não pode ser descartado nos Ecopontos?

Podem ser descartados resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico, vidros, espelhos, metais e isopor); resíduos de manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão; resíduos da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeiras, forros e argamassa; eletroeletrônicos e eletrodomésticos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor, impressora); resíduos volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas, colchões); pneus (no máximo quatro unidades) e óleo de cozinha usado.

Já resíduos orgânicos; resíduos biológicos e sépticos, como remédios, agulhas, curativos, seringas e animais mortos; resíduos químicos e industriais (embalagens e restos de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias) e restos de tinta não podem ser descartados nas unidades.

Onde ficam os Ecopontos?

  • Ecoponto JK – avenida Juscelino Kubitschek, 3195: funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no balneário Valverde: funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Ecoponto Balsa – rua Paulo Guilayn, 201: funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Ecoponto Cerquinha – rua Engenheiro Hugo Veiga, 155 : funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Ecoponto Gotuzzo – rua Machado de Assis, ao lado do reservatório R7. Funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Acompanhe
nossas
redes sociais