O governador Eduardo Leite (PSD) afirmou nesta segunda-feira (4) que o presidente Lula (PT) precisa ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após os EUA imporem tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Rodrigo Martini, da rádio A Hora, de Lajeado.
“O presidente Trump disse na sexta-feira que fala com o presidente Lula quando quiser. Então o presidente Lula precisa ligar para o presidente americano imediatamente para estabelecer a conversa na seara em que ela é possível”, disse Leite.
Leite também criticou os posicionamentos de Lula após o tarifaço de Trump. “Tem que parar fazer o discurso antiamericano, tem que parar de falar contra o dólar, tem que estabelecer essa discussão no patamar comercial que o tema exige o quanto antes, porque a simples iminência da entrada em vigor das tarifas já causa enormes prejuízos”, afirmou.
O governador ponderou que o momento exige pragmatismo e serenidade. “Tem um argumento político trazido pelo presidente americano que não pode ser atendido pelo governo brasileiro, até porque temos independência dos poderes, a autonomia do judiciário que toma suas decisões. Não cabe ao presidente da república interferir numa decisão do judiciário”, disse.
Desde que as tarifas sobre produtos brasileiros foram anunciadas por Donald Trump, Eduardo Leite tem criticado publicamente tanto o presidente Lula quanto apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, tem atuado nos Estados Unidos para articular as retaliações ao Brasil.
O governador, que é pré-candidato à presidência, tem apostado num discurso antipolarização com o objetivo de se consolidar como uma alternativa para as urnas.
Além disso, após o tarifaço, o governo do Estado anunciou crédito de R$ 100 milhões através do BRDE para socorrer os exportadores gaúchos afetados pela taxação americana.