Há 90 anos
G.A. 9º Regimento se torna bicampeão do campeonato da cidade de Pelotas
A bela tarde do domingo, 4 de agosto de 1935, foi de festa para os torcedores do Grêmio Atlético 9º Regimento de Infantaria. O time venceu o Esporte Clube Pelotas pelo placar de 2 a 1 e conquistou de forma invicta o bicampeonato do campeonato da cidade. Os militares abocanharam o título máximo do futebol local em 1934 e 1935.
O dia de sol, em pleno inverno, foi propício para que um grande número de apreciadores do futebol assistissem a partida entre Grêmio Atlético 9º Regimento de Infantaria e E.C.Pelotas. O jogo era para decidir a liderança da tabela e o título da cidade.
O confronto ocorreu no estádio do Clube Atlético Bancário. O jogo foi muito movimentado e ofereceu à plateia muitos lances emocionantes. Os militares do 9º Regimento tiveram uma atuação considerada brilhante e com atletas muito motivados.
Por sua vez o Pelotas “fez uma partida fraca, demonstrou falta de entendimento entre as suas linhas de atletas e os forwards jogaram desarticulados”, descreveu o jornalista que fez a cobertura do evento esportivo. Aos cinco minutos o Regimento abriu o placar. “Dos 20 minutos em diante, o Pelotas faz uma reação, não sendo as suas cargas tão perigosas como as do seu contendor”, registra a imprensa.
O segundo tempo foi quase todo de domínio dos campeões. Porém o Pelotas conseguiu chegar ao empate, que durou até aos 30 segundos para o fim da partida, quando há um entrevero bem próximo ao goleiro Figueira e Bichinho assinala mais um gol para o 9º Regimento.
Sobre o gol bem no final da partida o articulista escreveu: “Apesar de acharmos justa a vitória do 9º Regimento e não duvidarmos da honestidade do árbitro, julgamos, entretanto, ilícita a maneira como foi obtido o ponto do triunfo. Tivemos a impressão de que Figueira foi empurrado ou qualquer outra falta foi cometida no arqueiro veterano.”

Polêmico gol do título foi marcado por Bichinho (Foto: Reprodução)
Campeão estadual
Em 1935 o então Grêmio Atlético 9º Regimento de Infantaria sagrou-se Campeão Gaúcho ao derrotar o Grêmio em uma melhor de três partidas, todas em Porto Alegre. A grande conquista aconteceu no Centenário da Revolução Farroupilha, mas o nome Grêmio Atlético Farroupilha só foi oficializado na década de 1940.
Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; wikiwanda.com.br
Há 50 anos
Rio Grande recebe recital de piano de Edson Elias
O premiado pianista brasileiro Edson Elias se apresentou em Rio Grande em 1975. O músico foi atração de um recital promovido pelo Programa de Educação Cultural do Ministério da Educação e Cultura, por meio do Departamento de Ações Culturais do Rio de Janeiro.

Músico faleceu em 2008, em Paris. (Foto: Reprodução)
O recital de Edson Elias ocorreu na Escola de Belas Artes e teve entrada franca. O pianista de nome internacional foi recebido pela professora e ativista cultural Inah Emil Martensen, na época diretora desta Unidade Artística da Secretaria de Educação e Cultura do município, entre os anos de 1965 e 1983, quando morreu.
Premiado
Elias foi um pianista e organista clássico brasileiro, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Paris, capital francesa, onde morreu em 2008, aos 61 anos. Foi professor da Escola Normal de Música de Paris, Alfred Cortot, e do Conservatório de Música de Genebra. Recebeu inúmeros prêmios internacionais, integrou vários júris em competições no Brasil, Europa e Japão, e tem diversos discos.