Agosto será de chuvas perto ou abaixo da média no Estado

Clima

Agosto será de chuvas perto ou abaixo da média no Estado

Meteorologistas projetam mês sem frio persistente e de temperaturas mais agradáveis

Por

Agosto será de chuvas perto ou abaixo da média no Estado
Segunda metade do mês deverá ser de temperaturas mais elevadas. (Foto: Jô Folha)

O mês de agosto teve início com uma grande amplitude térmica na região Sul, com temperaturas que variaram de 9ºC a 23ºC, predominância de sol e céu claro na maioria das cidades e incidência de chuva pontualmente fraca em algumas localidades no fim do dia. A tendência para os próximos 31 dias, segundo os meteorologistas, é que não haja registros de frio muito prolongado e chuvas perto ou abaixo da média no Rio Grande do Sul.

Diferentemente da maioria dos últimos anos, o clima neste agosto não terá a influência do El Niño, que é um fenômeno climático natural que favorece excessos de chuva; ou de La Niña, que provoca estiagens prolongadas na região Sul do Brasil. Sob condição de neutralidade, como de agora, não há uma tendência predisposta para chuva acima ou abaixo da média, e podem ocorrer eventos mistos, de acordo com a MetSul Meteorologia.

Os maiores volumes de chuva de agosto, no país, devem ser registrados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas ainda com acumulados perto ou abaixo da média. Além disso, estes dois Estados deverão registrar chuva acima da média apenas de forma pontual, em pontos mais a Oeste.

Temperaturas

Agosto é um mês de grande variabilidade térmica no Sul do Brasil, com dias frios a muito frios, outros de temperatura alta e até calor, com mudanças radicais mudanças de temperatura em curto período, conforme a MetSul.

No entanto, a tendência é de um agosto sem frio persistente, ou que possa ser considerado gelado. Os modelos apontam para períodos de temperatura alta, mas sem calor extremo, porém com menor frequência de madrugadas geladas, do que as que foram registradas em junho e julho.

O mês não deverá ter grandes desvios das médias históricas de temperatura. A primeira metade do mês deve ser mais fria e a segunda metade, deverá ser acompanhada de dias de temperatura agradável ou acima da média. Tradicionalmente, segundo os meteorologistas da MetSul, a segunda metade de agosto tem dias quentes, e alguns até de forte a intenso calor para o inverno.

Temporais

Tradicionalmente, o Rio Grande do Sul registra ocorrências mais frequentes de temporais durante o mês de agosto, muito pela influência dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, que encontram-se em estabilidade no momento. Ainda assim, eles podem vir a ser registrados especialmente na segunda metade do mês, quando aproxima-se da primavera, de acordo com a perspectiva dos meteorologistas.

Com temperatura em muitos momentos acima da média e uma maior perspectiva de chuva, além do ingresso de ar mais frio, há alto risco de registro de temporais ocasionais no Centro-Sul do Brasil, mesmo que a chuva fique abaixo da média mensal no Rio Grande do Sul.

Próximos dias

O final de semana será influenciado por uma frente fria, que entrou em contato com a Zona Sul do Estado, trazendo chuva e trovoadas ocasionais entre a noite de sexta-feira, 1º, e o domingo, 3. O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, projeta que, da noite de domingo (3) até terça-feira (5), a temperatura do ar fique mais baixa, com mínima em torno de 7ºC na terça. A partir de quarta-feira (6) a tendência é de aumento gradual da temperatura do ar na Zona Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais