Maternidade da Santa Casa de São Lourenço do Sul é reaberta após mais de 45 dias fechada

Saúde

Maternidade da Santa Casa de São Lourenço do Sul é reaberta após mais de 45 dias fechada

Serviço estava suspenso desde o dia 16 de junho devido a atrasos no pagamento de salários dos médicos

Por

Atualizado sexta-feira,
01 de Agosto de 2025 às 11:37

Maternidade da Santa Casa de São Lourenço do Sul é reaberta após mais de 45 dias fechada
Maternidade estava fechada há mais de um mês. (Foto: divulgação)

A maternidade e a obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul foram reabertas nesta sexta-feira (1º). Os atendimentos nos serviços estavam suspensos desde 16 de junho, após os médicos solicitarem desligamento em razão do acúmulo de salários atrasados por vários meses consecutivos. 

O restabelecimento das especialidades foi possível a partir do adiantamento do repasse de R$ 900 mil do programa Avançar na Saúde do Governo do Estado.

Com o recurso, foi possível pagar os salários de outubro de 2024 dos médicos. Na próxima semana, o valor também será utilizado para o pagamento dos vencimentos dos demais funcionários da Santa Casa e para cobrir parte das despesas com insumos em atraso.

Intervenção na administração do hospital 

Na última segunda-feira (28), a prefeitura de São Lourenço do Sul decretou calamidade pública no setor hospitalar em razão da suspensão gradativa dos atendimentos da maioria das especialidades da Santa Casa. A partir da medida, a direção do hospital foi destituída e uma comissão multiprofissional interventora foi formada para assumir a administração do hospital. 

A prioridade da comissão era a reabertura da Maternidade, pois as gestantes estavam sendo encaminhadas para ter os atendimentos básicos e dar à luz em hospitais de cidades vizinhas.

Segundo o prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten (PT), o próximo passo para a retomada completa dos atendimentos no hospital será a realização de um levantamento da situação financeira e a busca por recursos junto ao Estado e a União. 

A estimativa é de que a dívida da Santa Casa gire em torno de R$ 180 milhões. “Nós estamos conversando com outras instituições para buscar também novos parceiros para formatar o novo modelo de governança da Santa Casa de Misericórdia”, diz Marten. 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais