A Associação de Voleibol Pelotense (AVP) participa neste domingo (3) da segunda etapa do Circuito Sesc, realizado em Caxias do Sul, no ginásio da UCS, a partir das 8h15min, com realização da prefeitura do município da Serra. Os times adultos masculino e feminino da AVP disputam o campeonato.
O Circuito Sesc é considerado o principal do Estado fora da Federação Gaúcha de Voleibol (FGV). A fase classificatória da competição é dividida em quatro etapas. A primeira delas ocorreu em 13 de julho; as seguintes, além da deste domingo, estão agendadas para 21 de setembro e 26 de outubro, com a etapa final em 9 de novembro.
No masculino, que tem 12 equipes, a AVP está no grupo D ao lado de Galáticos, de Porto Alegre, e UPV, de Santa Maria. No feminino, com a participação de nove times, a associação pelotense integra a chave C, com AVV, de Venâncio Aires, e Unifar, de Farroupilha. É o ano de estreia da AVP no Circuito Sesc de Caxias entre as mulheres.

No masculino, que tem 12 equipes, a AVP está no grupo D ao lado de Galáticos, de Porto Alegre, e UPV, de Santa Maria (Foto: Divulgação)
Categorias de base
Fundada em 2017, a AVP se desenvolveu desde então com a criação de categorias inferiores. Na base, competem as categorias infantil e mirim feminino, além de infantojuvenil feminino e masculino. Todos os treinos da base são no ginásio Voleio. Para esses times, o foco é o rendimento, destaca o presidente e treinador Christian Corrêa.
Ele enfatiza também a disponibilidade de turmas de iniciação, para jovens de oito a 12 ou 13 anos. “A massificação do mini vôlei é onde a gente vai achar mais atletas, mais talentos, trabalhar com a nossa metodologia desde o início, onde desenvolve repertório motor, desenvolvimento do jogo”, explica o presidente.
Investimento
Em participação no programa Atualidades Esportivas, da Rádio Pelotense 99,5 FM, na quinta-feira (31), Christian Corrêa e os atletas William Argoud e Issa Costa falaram também sobre o aspecto financeiro e estrutural da AVP e do vôlei na região. O objetivo, para os times adultos, é garantir maior investimento e subir de nível.
“Hoje tem muita gente consumindo voleibol. Vale uma empresa investir, colocar sua marca na AVP. A gente tem mais de cem atletas vestindo a camiseta da AVP. Mais de mil pessoas frequentando o ginásio em fim de semana, vendo a AVP, que hoje é a referência para todas as outras equipes [da região]”, diz o presidente.
A associação pelotense não é vinculada à FGV por conta dos altos custos envolvendo, por exemplo, inscrição de atletas, arbitragem e viagens, já que a federação permite um calendário mais extenso de competições. A AVP disputa torneios da Liga Gaúcha de Voleibol (LGV). Os treinos dos times adultos passaram a ter o Dunas Clube como sede.