São Lourenço do Sul busca acordo de cidades-irmãs com a China

iniciativa

São Lourenço do Sul busca acordo de cidades-irmãs com a China

Parceria internacional é considerada estratégica para a resiliência climática, cultural e econômica do município

Por

Atualizado quinta-feira,
31 de Julho de 2025 às 14:27

São Lourenço do Sul busca acordo de cidades-irmãs com a China
Formalização deve acontecer no segundo semestre (Foto: Divulgação)

São Lourenço do Sul está em tratativas avançadas para firmar um novo acordo de cidades-irmãs com a China. Os municípios de Liupanshui, Zhaotong e Wenshan disputam a preferência lourenciana para assinar o protocolo de parceria internacional.

A iniciativa, liderada pelo prefeito Zelmute Marten (PT), visa fortalecer os laços internacionais do município e ampliar o intercâmbio cultural, social e econômico com o maior parceiro comercial do Brasil. “A ideia de estabelecer um acordo com uma cidade chinesa se dá pelo fato de que a China é o principal parceiro comercial do Brasil”, argumenta.

Conforme o prefeito, a proposta surgiu após a participação na Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+, realizada em Maricá (RJ), onde Marten manifestou formalmente o interesse em estabelecer um vínculo com uma cidade chinesa. Desde então, o governo municipal tem mantido contato direto com representantes da Associação Cultural de Cooperação da China.

“Queremos estabelecer uma troca de experiências que comece pela cultura, mas que possa evoluir para relações econômicas e comerciais”, explicou Marten. A expectativa é que o acordo seja formalizado ainda neste segundo semestre. A partir dele, o prefeito planeja organizar, em 2026, a primeira missão de são-lourencianos à China e a recepção de uma comitiva chinesa no município.

A prefeitura aposta que, com o envolvimento da sociedade civil, a irmandade poderá se consolidar para além das gestões políticas e gerar frutos duradouros para a comunidade local. “Vou propor que se organize uma associação de amigos da cidade chinesa em São Lourenço do Sul e vice-versa, para termos intercâmbio tanto da parte governamental quanto da sociedade civil”, afirma Marten.

Escolha

Agora, a prefeitura aguarda uma sugestão das autoridades chinesas sobre qual cidade possui maior afinidade com os eixos estratégicos do município brasileiro, especialmente no que diz respeito à resiliência climática. Liupanshui, primeiro município indicado, está à frente na concorrência.

“Liupanshui é uma cidade de 3 milhões de habitantes, que tem muita vocação na agricultura, no setor de energias renováveis, que é um foco nosso também aqui, hidrogênio verde”, diz o prefeito, que já estava trocando documentações com o município quando recebeu a indicação das demais.

Este será o segundo acordo de cidades-irmãs de São Lourenço do Sul. O primeiro, com Sponheim, na Alemanha — terra natal do colonizador do município, Jacob Rheingantz —, foi firmado ainda na gestão anterior de Marten como secretário de Turismo, Indústria e Comércio. A parceria resultou em fortes vínculos culturais e na criação de associações de amizade nos dois países.

Acompanhe
nossas
redes sociais