A Fenadoce sempre foi palco de tradições centenárias, mas também de inovações que conquistam o paladar do público. Uma dessas novidades vem chamando atenção em 2025: o Morango do Amor, criação da doceira Elaine Sturbelle, da Doçaria Santa Clara. A receita, inspirada na maçã do amor das festas juninas, viralizou após ser apresentada em um programa de televisão durante a feira.
“Dei sorte de lançar na Fenadoce. Dali viralizou. Todo mundo queria provar o morango do amor”, conta Elaine, que afirma já ter vendido mil unidades em apenas uma hora. Ela destaca que a força do produto vai além do sabor: “O morango vermelho, brilhante, está no imaginário das pessoas, muito por conta das redes sociais”.
Natural de Cerrito e criada na colônia de Pelotas, Elaine começou sua trajetória profissional sonhando em trabalhar com moda. Mas foi em uma confeitaria, por acaso, que descobriu sua verdadeira vocação.
Encantada com o modo como os turistas olhavam para os doces típicos da região, mergulhou no universo das receitas e decidiu aprender a fazer o pastel de Santa Clara, uma das iguarias mais tradicionais da confeitaria pelotense. “Levei um ano até acertar o ponto certo”, lembra.
A doceira, que também é a criadora de outras receitas famosas — como o Beijo de Alemão, o doce Caipirinha lançado durante uma Copa do Mundo, o Napolitano e o Quindim de Leite Condensado —, atua há mais de 30 anos na produção de doces. Começou em casa, produziu para revenda e, com o tempo, montou uma pequena fábrica com o esposo. Após a separação do sócio, a empresa passou por uma reestruturação e vem se reinventando.
Neste ano, com os bons resultados da Fenadoce, Elaine já planeja contratar novos funcionários para atender à demanda crescente. “Durante o ano, a venda dos doces mantém a empresa. Mas a Fenadoce é o momento de investir: trocar o carro, comprar equipamentos. Cresci graças ao que ganhei aqui”, afirma.