Pinheiro Machado volta a registrar temperaturas negativas no amanhecer desta quarta-feira

Clima

Pinheiro Machado volta a registrar temperaturas negativas no amanhecer desta quarta-feira

Termômetros marcaram -2,5ºC, sendo a segunda menor do dia no RS

Por

Atualizado quarta-feira,
30 de Julho de 2025 às 09:12

Pinheiro Machado volta a registrar temperaturas negativas no amanhecer desta quarta-feira
(Foto: Gabriel Medeiros)

A massa de ar frio e seco, que atua sobre todo o Rio Grande do Sul, tem proporcionado amanhecer de temperaturas negativas em algumas cidades. Na região Sul, Pinheiro Machado, que é a detentora do recorde do ano com -9,1ºC em junho, voltou a registrar mínimas negativas. No amanhecer desta quarta-feira (30) as estações meteorológicas mediram -2,5ºC na localidade de Curral de Pedra, sendo a segunda menor temperatura do dia no Estado.

As massas de ar frio, principalmente as de origem polar, como a que influencia o clima gaúcho no momento, são mais densas e deslocam o ar quente, causando quedas acentuadas na temperatura. Esse fenômeno pode levar a temperaturas abaixo de zero e formação de geada. 

O recorde de temperaturas mínimas foi em São José dos Ausentes, com -3,4ºC na localidade do Rancho da Felicidade. Outra cidade da Zona Sul, Herval, também entrou neste ranking com -1,4ºC em Cerro Partido.

Na terça-feira (29), Pinheiro Machado já havia registrado uma das menores temperaturas durante o amanhecer, com 1,6ºC na localidade do Espinilho. Apesar da queda nos termômetros, não há informações sobre prejuízos significativos às plantações e demais economias.

Previsão do Tempo

Apesar do frio, as máximas devem chegar aos 16ºC em Pelotas e na região Sul nesta quarta-feira, com predominância de sol e poucas nuvens. A umidade relativa do ar deve ficar mais baixa e os ventos serão fracos a moderados em alguns pontos da Zona Sul, sem previsão de chuvas para os próximos dias.

As temperaturas devem voltar a subir a partir de quinta-feira (31), com mínimas na casa dos 9ºC e máximas em torno de 20ºC. A chuva pode voltar à região apenas no final de semana.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais