Através da destinação de parte do Imposto de Renda para projetos sociais, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) celebrou parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para viabilizar a captação de recursos por meio do Imposto de Renda de Pessoa Física ou Jurídica. A proposta é investir R$ 2,3 milhões na qualificação da área maternoinfantil de alto risco do Hospital, que atende gestantes, bebês, crianças e adolescentes da região, através do SUS.
O projeto prevê a aquisição de equipamentos e materiais permanentes hospitalares, como aparelhos de ultrassom, camas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), monitores multiparâmetro e mesas ginecológicas. A iniciativa busca substituir itens depreciados e atualizar o parque tecnológico da maternidade, UTI Neonatal, Unidade Canguru, Unidade de Cuidados Convencionais e Pediatria do Hospital, promovendo um atendimento mais humanizado, eficiente e seguro.
Segundo o superintendente Tiago Collares, o HE-UFPel inicia um novo ciclo de qualificação da área maternoinfantil. “Isso coloca o hospital no caminho para a modernização do parque tecnológico de equipamentos. Queremos fazer as melhores entregas diretamente a toda linha de cuidado com gestantes e recém-nascidos em nosso hospital. Esse é nosso dever e nosso compromisso social. Assim como fizemos com o projeto voltado ao idoso, agora avançamos para fortalecer outra área estratégica, consolidando nosso compromisso com um hospital público, 100% SUS, cada vez mais qualificado e inovador”, destaca.
Projeto contribui para atendimento
“A assinatura da parceria entre o HE-UFPel e o Comdica representa um importante passo para a captação de recursos extraordinários, fundamentais para o fortalecimento do serviço público de saúde. Por meio desta parceria, será possível viabilizar a aquisição de equipamentos médico-hospitalares essenciais para qualificar a assistência prestada, conforme previsto no Acordo Organizativo de Compromissos (AOC)”, pontou o chefe do Setor de Governança e Estratégia (Segov), Mauro Calderipe.
Com duração de 24 meses, o projeto tem como meta adquirir ao menos 50% dos equipamentos até dezembro de 2025. A captação acontece por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundica), sob supervisão do Comdica e do Ministério Público, conforme prevê a legislação. O HE-UFPel atende exclusivamente pelo SUS, sendo referência em saúde para 27 municípios das 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS/RS), alcançando uma população de cerca de um milhão de habitantes.
Fundo do Idoso também apoia melhorias estruturais no HE
Desde 2023, o HE-UFPel mantém convênio com o Fundo Municipal do Idoso de Pelotas, com meta de arrecadar R$ 11,4 milhões. Os recursos serão destinados a ampliar uma Sala Cirúrgica, aumentar o número de leitos de UTI, realizar o upgrade do Acelerador Linear e garantir a compra regular de insumos para o funcionamento diário do Hospital. Essas melhorias visam proporcionar mais procedimentos, reduzir as listas de espera, oferecer flexibilidade para atender emergências e garantir tratamentos oncológicos mais precisos e eficazes.