O Grêmio Atlético Farroupilha não disputará a Terceirona desta temporada. A informação foi confirmada pela presidente Adriana Costa. De acordo com a mandatária do Fantasma, o motivo alegado é a falta de condições para uma logística necessária, já que a Arena Ninho do Cardeal não estará pronta a tempo, além de não ter uma estrutura para receber os atletas como alojamento, refeitório e condições para treino sem o Nicolau Fico.
O prazo inicial era para a nova casa do clube ser inaugurada no dia 25 de julho. Depois de alguns atrasos, a direção se antecipou e acertou um pré-contrato para mandar os jogos no Bento Freitas. Porém, após reclamações de taxas cobradas pela Federação Gaúcha de Futebol, Adriana ao lado de Fábio Costa, vice-presidente de futebol, definiram por não jogar mesmo após a FGF ter voltado atrás em algumas exigências que as equipes estavam reclamando.
Sem futebol, o foco da direção do Farroupilha será em resolver ações trabalhistas que fizeram a justiça interromper a obra na Arena Ninho do Cardeal. “Estamos trabalhando incansavelmente para o seguimento do projeto. O nosso foco seria disputar este ano e no nosso novo estádio, que não veio acontecer. Vamos levantar o Grêmio Atlético Farroupilha, isto é só uma fase que já estamos trabalhando e regularizando”, disse a presidente à reportagem do A Hora do Sul. Adriana destaca que até o momento foram sanadas sete das nove ações trabalhistas pendentes.
O Farroupilha volta a ficar uma temporada sem futebol profissional depois de quatro anos. Entre 2022 e 2024 disputou três edições da Terceirona, sem conseguir passar da fase de grupos, além do Troféu Tarciso Flecha Negra. Para 2025, o clube já vinha trabalhando na montagem do elenco com o técnico Geverton Duarte e o executivo de futebol, Roger Bastos.
O congresso técnico da Terceirona acontecerá às 15h desta quarta-feira na sede da FGF. São Paulo, Rio Grande e Riograndense representarão a região Sul na disputa por vaga na Divisão de Acesso de 2026. Pelo calendário da entidade, a competição iniciará dia 28 de setembro.
Arena Ninho do Cardeal
O terreno de quatro hectares fica localizado na Avenida 25 de Julho, às margens da BR-116 e receberá, conforme o projeto, um estádio com capacidade para duas mil pessoas. Haverá apenas um módulo de arquibancada, com 14 degraus, tendo três metros de elevação o mais baixo. A iluminação será em led e também estão previstas quatro cabines de imprensa acima das arquibancadas. Com as linhas laterais paralelas à avenida 25 de Julho, o campo terá medida de 107 x 70 metros.