A chuva predominou durante todo o penúltimo final de semana da 31ª Fenadoce. Ainda assim, o mau tempo não espantou o público, que compareceu em grande número aos pavilhões da multifeira. A programação do sábado e domingo esteve repleta de atrações artísticas, culturais e gastronômicas que não sofreram alterações por conta da chuva.
Até a tarde de ontem, o acumulado de chuva foi de cerca de 40 milímetros em Pelotas. Sobre a movimentação intensa nos corredores, já nas primeiras horas de abertura da feira, a expositora Paula Troina, 36, destacou que, mesmo com o mau tempo, todos já esperavam esse cenário. “Está sendo muito bom [o movimento], nós sabemos que muita gente espera o final de semana pra vir e tem muita excursão também”, afirmou.
Entre os destaques do final de semana, o Palco da Cidade do Doce recebeu diversos artistas da região Sul. Os shows animaram o público presente com músicas clássicas dos anos 90 e interpretações contemporâneas de samba, sertanejo e pagode. No Palco da Praça de Alimentação, o domingo foi de apresentações de grupos de dança e encerrado com o aguardado show do tradicionalista pelotense Joca Martins, totalmente gratuito.
Rodeio Artístico
Um dos eventos deixou repleta a Estância Princesa do Sul, desde as primeiras horas da tarde deste sábado, foi o Rodeio Artístico da 26ª Região Tradicionalista. O evento, que se tornou uma tradição na Feira, prosseguiu ontem.
De acordo com os organizadores, passaram pela competição em torno de 600 participantes, representando os 25 grupos tradicionalistas. No primeiro dia, aconteceram apresentações de invernadas mirim e juvenil vindas de diversas regiões do sul do Estado, como: Rio Grande, Pinheiro Machado, Morro Redondo e Dom Feliciano, além dos CTGs oriundos de Pelotas.
Ontem, desde às 11h, as invernadas das categorias pré-mirim, veterana e xiru fizeram a alegria dos apreciadores da cultura tradicional gaúcha. O encerramento foi com as apresentações de dança da categoria adulta. Também foram conhecidos os vencedores de cada categoria.
De Pinheiro Machado
Representando a invernada Raiz da Tradição, do CTG Lila Alves, Marjori Rodrigues, 17 anos, Amanda Zschornack, 16, estavam ansiosas pelo momento de entrarem no tablado. As estudantes são de Pinheiro Machado e vieram com os grupos Juvenil e Adulto deste centro de tradição.
A Raiz da Tradição foi o quarto grupo a se apresentar na tarde de sábado. As dançarinas chegaram ao Centro de Eventos no início da tarde, por volta das 13h, para passar o dia. Apesar delas já terem vindo à Fenadoce em outras oportunidades, as meninas dizem que participar desta competição é também uma oportunidade de visitar a Feira. “Dá pra dançar e curtir um pouco”, fala Amanda.

Rodeio da 26ª RT e CDL contou com 600 participantes de 25 grupos (Foto: Jô Folha)
Busca por doces
Passeando pela cidade do doce, a dona de casa Rosane Colombeli, 65, e uma amiga, estavam em busca dos doces que elas não encontram na região em que moram. “Minha filha me pediu pra levar doces que ela não conhece, que não tem lá”, diz a catarinense de Chapecó.
Rosane chegou a Pelotas no início da manhã de sábado de excursão. “Vieram dois ônibus”, conta. Cerca de 70 pessoas visitaram o Centro Histórico de Pelotas pela manhã e no meio da tarde foram conduzidas ao Centro de Eventos. Rosane ficou encantada com os casarões, mas lamentou ver lixo pelas ruas. “Vamos pernoitar aqui e amanhã partimos, depois do almoço, com caixas de doces”, relata.
Ação de saúde
Entre um doce e outro, alguns visitantes da Fenadoce reservaram uns minutinhos para saber a quantas andava a pressão arterial. Graças a uma ação do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) no estande da Rádio Pelotense/Jornal A Hora do Sul, proporcionando a aferição. “Tivemos um número bem expressivo de pessoas que vieram aferir a pressão arterial”, conta a técnica de enfermagem Ana Neri Alves Campos.
Ana Neri ouviu alguns relatos de visitantes que não mediam a pressão há mais de um ano. “É bem comum encontrar nesses eventos pessoas que não têm esse hábito e é bem importante ter o controle da nossa pressão, porque tudo interfere, a alimentação, as atividades do dia”, fala a técnica em enfermagem.
De acordo com a profissional do HUSFP, a pressão arterial desregulada pode ser indicativo de alguma comorbidade. “Quando dá uma alteradinha a gente indica para que a pessoa faça um controle semanal, um mapa e quando ela procurar uma consulta eletiva, ela terá o que relatar para o médico”, diz.
Além da aferição da pressão arterial, a iniciativa disponibilizou também auriculoterapia. No local também estavam sendo feitos esclarecimentos sobre o Cartão Saúde Mais Fácil. “Temos a adesão dele à R$48,00, a primeira consulta é gratuita no mês. As demais são por R$30,00 e temos descontos em exames de 50%, alguns até mais. Contamos também com o Sorriso Mais Fácil, que trouxemos para aliar ao cartão, e com o Saúde Ocupacional para as empresas. São três frentes que têm dado muito certo”, explica Michele Furtado, do setor de vendas.
Excursões são garantia de movimento
O casal Guizéla e Cláudio Bastos, de Cerro Grande do Sul, cidade próxima de Tapes, prestigiaram o final de semana da Fenadoce. Foram acompanhados de uma excursão que saiu da cidade às 6h do domingo e chegou próximo das 11h ao Centro de Eventos. Ela já conhecia a feira e ele estava em sua primeira visita. Para ambos, o mau tempo não atrapalhou a experiência. “Aqui dentro não chove e está sendo ótimo, as pessoas são muito acolhedoras. Essa é a facilidade de vir de excursão, até dormimos no caminho e chegamos prontos para aproveitar”, disse Cláudio.

Visitantes puderam aferir a pressão arterial no estande do A Hora do Sul (Foto: Jô Folha)
A organização da feira projeta superar o número de excursões e passageiros recebidos ao longo da edição passada, que registrou 678 ônibus e 16.767 pessoas.
Escolha das Baronesas se aproxima
Nesta semana acontece a tão aguardada escolha da corte que representará a 32ª edição da Fenadoce, em 2026. Na noite de terça-feira, na Praça de Alimentação, as candidatas irão se apresentar ao público, em um desfile especial, e serão escolhidas as três próximas Baronesas.
Ao todo, 12 candidatas disputam a chance de fazer parte da corte da feira mais doce do Brasil. O público pode fazer sua parte e votar na candidata de sua preferência no site www.fenadoce.com.br. A mais votada irá direto ao top 10 no momento da seleção.