O Jockey Club de Pelotas (JCP) celebra seus 95 anos de fundação neste domingo (27), com a realização do Grande Prêmio Jockey Club de Pelotas, também conhecido como GP Princesinha. A programação terá quatro páreos com início às 14h e entrada gratuita.
A principal prova do dia será disputada em 1,7 mil metros e homenageará, também, o presidente do JCP, Luiz Carlos Silveira, que morreu no início deste ano. Foram inscritos para disputar o segundo título mais importante da temporada Callejero e Eco Alfa, do Stud Kategoria; Intuito Campeão, de Carlos Vitória; Fera do Manno, do Stud Lobão de Pelotas; e Don Angelo, de Marcelo da Rosa.
Pesos equilibrados
Para o narrador e comentarista de turfe, Rogério Alves, o fato de ser disputado por apenas cinco animais não diminui a dificuldade da prova. “É uma prova difícil, porque os 1,7 mil metros são uma distância intermediária para uns e curta para outros, além disso todos os animais vão com pesos muito equilibrados”, avalia.
O campeão do GP Cidade do Rio Grande, disputado em fevereiro e segundo colocado no GP Princesa do Sul, Fera do Manno, aparece como o favorito, e traz além do retrospecto a boa forma como aliada. Porém, como em todo o grande clássico, os adversários também estão bem preparados.
“D. Ângelo tem qualidades para vencer o páreo, especialmente porque é favorecido pela distância. Já Callejero vem melhorando e é um cavalo que, em plena forma, tem condições de disputar títulos nos grandes hipódromos do país. De Intuito Campeão se pode esperar uma estreia de luxo, enquanto Eco Afa vem de vitória e deve partir para a frente”, projeta.
Estarão na condução dos favoritos os dois melhores jóqueis do Rio Grande do Sul na atualidade. O Stud Lobão de Pelotas contratou Claudinei Farias, atual tetracampeão da Estatística no Cristal, para montar Fera do Manno, enquanto o Stud Kategoria chamou Kauã Gonçalves, vencedor da última Estatística em Pelotas e vice-campeão no Cristal.
Completando a programação serão realizadas outras três provas em 1,1 mil, 1,2 mil e 1,5 mil metros.