Quatro representantes da Associação Shido-Kan viajam nesta quinta-feira (24) rumo a Londrina (PR) para a disputa de dois eventos nacionais. A equipe pelotense estará formada pelos atletas Fernando Marques, Tomás Barbosa e Daiany da Rocha, juntamente com o sensei Ilton Marques, que atuará como técnico do selecionado gaúcho.
O primeiro evento é a Etapa Paraná do Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK). Com congresso técnico já realizado na terça-feira e pesagem iniciada quarta, as competições começam nesta quinta e vão até sábado.
No domingo, a equipe compete novamente em terra paranaense. O compromisso desta vez será o Open Nacional do Paraná, evento válido para o Ranking Nacional da CBK.
Momento dos atletas
De acordo com o sensei Ilton Marques, os atletas estão bem preparados, embora em momentos diferentes de planejamento anual. Principal atleta gaúcho e também professor na Associação Shido-Kan, Fernando foi campeão da etapa Ceará em junho, ocasião em que já obteve classificação para a etapa final do Brasileiro.
Entretanto, o pelotense competirá no Paraná visando manter o ritmo de disputas a nível nacional. “Já tínhamos no planejamento do início do ano lutar no Paraná. Ocorreu de também irmos no Ceará e classificarmos, mas mantivemos o Paraná pois sabemos que o nível estará alto e é importante mantermos o ritmo e realizarmos algumas avaliações”, explica Fernando.
Assim como Fernando, Tomás Barbosa também se classificou na etapa do Ceará e entrará em quadra novamente no Paraná. O jovem de 15 anos já está classificado tanto no kata (forma), quanto no kumite até 68 quilos (luta).
Já Daiany da Rocha tem pela frente seu primeiro desafio a nível nacional. A jovem de 19 anos vem de inúmeras conquistas no RS e busca agora seu espaço no âmbito nacional. Além de Fernando e Tomás, Pedro Otávio Oliveira também está classificado para a etapa final do Brasileiro. Os três pelotenses são os únicos gaúchos classificados até o momento.
Pró-Esporte RS
A equipe participa das competições com apoio do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os pelotenses fazem parte do projeto Karatê do RS para o Mundo, idealizado pelo professor Fernando Marques, com financiamento do Pró-Esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e patrocínio das empresas Frigorífico Roloff e Bebidas Biri.