Sinaleiras apresentaram defeitos 17 vezes em junho em Pelotas. E os problemas seguem: em dois dias consecutivos nesta semana, falhas em cruzamentos da área central voltaram a causar confusão no trânsito e exigiram ação emergencial da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). Os casos reacenderam a preocupação com a estrutura semafórica da cidade, que frequentemente sofre com furtos de cabos, curtos-circuitos e falhas na rede elétrica.
Na manhã da última terça-feira, por exemplo, as sinaleiras dos cruzamentos da avenida Bento Gonçalves com as ruas Professor Araújo e Marcílio Dias apresentaram amarelo intermitente, causando risco aos motoristas. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) pôs cavaletes para indicar a mão preferencial, mas o fluxo chegou a ficar congestionado perto das 8h.
Neste mesmo horário, mesmo com a chegada dos agentes – que passaram a fazer a sinalização emergencial com o auxílio de apitos e gestos manuais – o fluxo demorou a voltar ao normal. Segundo a prefeitura, o problema foi causado por um curto na controladora do semáforo. Técnicos trabalharam no reparo e, por volta das 11h, o sistema foi restabelecido e voltou a operar normalmente.
Dois dias depois, na manhã de ontem, foi a vez das sinaleiras da rua Almirante Barroso. Os equipamentos dos cruzamentos com a General Neto e a Voluntários da Pátria ficaram inoperantes até às 9h, após um curto-circuito na rede elétrica pública ocorrido na noite anterior. O problema acabou afetando também a telefonia e a internet em algumas casas da região.
A Equatorial iniciou os reparos ainda durante a madrugada, e pela manhã, equipes da STT atuaram no local. As sinaleiras foram restabelecidas no decorrer da manhã, mas até o meio-dia alguns pontos da área permaneciam com instabilidade nos serviços de internet e telefone.
17 intervenções em junho
Segundo a STT, o monitoramento das sinaleiras é feito de forma contínua por uma equipe especializada, que acompanha o funcionamento das 71 controladoras em mais de 120 cruzamentos semaforizados em Pelotas. Em junho, foram realizadas 17 intervenções em diferentes pontos da cidade, motivadas sobretudo por furtos de cabos, quedas de energia, oxidação de cabos, troca de módulos e substituição de fusíveis.
Frente a esse cenário, o município afirma que tem priorizado ações de manutenção contínua e reparos rápidos. A administração municipal informa ainda que trabalha para reforçar a segurança das instalações, melhorar a infraestrutura e modernizar os equipamentos, para reduzir o tempo de resposta e garantir mais segurança no trânsito.