Quatro pessoas são presas na Operação Graxaim

Criminalidade

Quatro pessoas são presas na Operação Graxaim

Bando era responsável por roubos de gado na Zona Sul do Estado

Por

Quatro pessoas são presas na Operação Graxaim
(Foto: Divulgação)

Quatro pessoas foram presas na Zona Sul do Estado durante a Operação Graxaim, realizada pela 3ª Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab/Cab). Os detidos estavam em Pelotas e Capão do Leão e pertenciam a um bando especializado em roubo de gado na região. Um dos crimes ocorreu no dia 10 de abril, quando uma família foi feita refém por oito criminosos. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão.

De acordo com o diretor da Dicrab, delegado Heleno dos Santos, a operação é um desdobramento da investigação iniciada após o roubo ocorrido em abril. Na ocasião, os criminosos invadiram a propriedade armados, usando roupas camufladas e toucas ninja. Renderam as vítimas e fugiram no caminhão da própria família, levando 30 cabeças de gado.

O início das investigações resultou, no dia 13 de abril, na localização dos animais, que estavam no Assentamento 8 de Maio, em Piratini. Na ação, houve troca de tiros entre policiais e cinco homens armados. O grupo conseguiu fugir para a mata, mas foi identificado e, posteriormente, capturado na operação de ontem. Naquele confronto, dois veículos foram apreendidos, além de outros itens que se tornaram peças-chave na investigação.

Na Operação Graxaim, foram cumpridas 17 medidas cautelares, sendo 12 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva. Do grupo, quatro foram presos e um segue foragido, sendo alvo de buscas contínuas. A ação mobilizou um grande efetivo, com 47 agentes, dois delegados e o diretor Heleno dos Santos. Foram utilizadas 16 viaturas, com apoio das equipes da Decrab Bagé, do Núcleo de Abigeato de Rio Grande e da 18ª DPRI. “Assim como os investigados, que mantinham esconderijos no mato, onde abatiam parte do gado roubado, o Graxaim é cão do mato onde se esconde e ataca as suas presas”, explica o delegado sobre a origem do nome.

Outras ocorrências

A terça-feira também foi movimentada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que registrou diferentes tipos de delitos.

Furto de aves

Na Colônia São Bento, em Pelotas, um criador devidamente credenciado informou o furto de 17 aves. Ele relatou à polícia que percebeu a porta do viveiro aberta e constatou o desaparecimento dos pássaros, entre eles um azulão, canários-da-terra, trinca-ferros e cardeais. O caso foi registrado como furto simples em residência e segue sob investigação.

Arrombamento no Centro

Uma loja de acessórios para celular, localizada na rua Andrade Neves, no centro de Pelotas, foi invadida. A cortina de ferro do estabelecimento foi arrombada. A Brigada Militar percebeu a movimentação suspeita e localizou dois indivíduos que tentaram fugir ao avistarem a viatura. Eles foram abordados, resistiram à prisão, mas acabaram contidos e algemados. Com a dupla, foram encontrados produtos furtados.

Invasão na Secretaria de Saúde

A sede da Secretaria de Saúde, na rua Lobo da Costa, foi alvo de arrombamento pela segunda vez na semana. Segundo o boletim de ocorrência, o Departamento de Infraestrutura e Logística relatou que os criminosos pularam a grade, arrombaram uma janela e duas portas internas para acessar o almoxarifado, de onde levaram diversas ferramentas. O local conta com vigilantes, mas não possui câmeras de segurança.

Acompanhe
nossas
redes sociais