Desde o anúncio da compra da Rádio Pelotense pelo Grupo A Hora e sua inauguração, em novo formato, a comunidade acompanha, diariamente, a reestruturação de um meio de comunicação que é símbolo de Pelotas. Cada vez mais próxima de seu retorno, a Pelotense contará com um estúdio moderno e que já toma forma, na sede integrada com o jornal A Hora do Sul.
A estreia, na próxima segunda-feira (7), consolida a ideia de integração entre os conteúdos produzidos pelo grupo e, na visão do coordenador editorial e de produtos do A Hora do Sul, Jarbas Tomaschewski, a melhor condução da notícia. “O rádio vai ser o primeiro a dar a notícia, com sua instantaneidade, as plataformas digitais irão acompanhar esse fluxo e o jornal impresso vai ter o seu papel de aprofundamento das pautas. O resultado vai ser uma cobertura ampla e total da notícia”, explica.
Legado e modernidade
A retomada da emissora mais antiga do Rio Grande do Sul é permeada pela relação entre tradição e inovação. Em um moderno estúdio, com equipamentos 100% novos e de alta qualidade, a proposta é entregar qualidade em técnica e conteúdo.
Um dos responsáveis pelas instalações do novo estúdio da Rádio Pelotense é também alguém que tem uma vida toda interligada com a história da emissora. Valdir Schellin esteve 52 anos vinculado à Pelotense e acompanhou de perto todas as transformações pelas quais a emissora passou, até a sua inativação, após 98 anos de existência. “O pessoal vai sentir diferença já na transmissão de rádio. Além da melhor qualidade do FM em relação ao AM, que estavam acostumados, os equipamentos novos e modernos fazem com que tudo possa ser melhor ouvido”, destaca.
Sob a frequência 99.5 FM, a Rádio Pelotense também estará em seu aplicativo próprio, no site e também no YouTube, facilitando que os espectadores possam acompanhar os conteúdos em todos os formatos.
A antena de sinal da Pelotense está localizada no Distrito Industrial de Pelotas, no Passo do Salso, nas proximidades da BR-116. O começo da transmissão será em potência que poderá chegar a nove quilowatts (kW), mas essa capacidade de alcance será ampliada, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para garantir que o sinal continue sendo expandido.
Investimento
O diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, destaca que é uma prerrogativa institucional o alinhamento entre tecnologia e qualidade de conteúdo. “A tecnologia precisa nos favorecer, mas o que vale é o conteúdo que nós vamos entregar”, diz.
Sobre o investimento, o gestor destaca a visão de impacto do rádio no dia a dia da população. “O rádio ficou mais completo. A tecnologia fez com que o rádio se tornasse uma plataforma de imagem, por meios digitais. De todas as mídias essenciais, o rádio foi o que mais soube se aproveitar da evolução tecnológica, crescendo exponencialmente, no mundo inteiro, nos últimos anos em conteúdos e em publicidade”, afirma.
Como se conectar a Pelotense?
- FM 99.5, com som digital limpo e alcance ampliado na Zona Sul.
- App Rádio Pelotense, para obter programação e notícias na palma da mão, disponível nas lojas de aplicativos Android e iOS.
- Site do jornal A Hora do Sul, com streaming de áudio e vídeo pelo navegador.
- YouTube, em transmissão ao vivo com imagens dos bastidores e dos repórteres.
- Alexa, com acesso por comando de voz em dispositivos compatíveis.