Vereador leva demandas do aeroporto de Pelotas ao Ministro da Aeronáutica

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Vereador leva demandas do aeroporto de Pelotas ao Ministro da Aeronáutica

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Há 50 anos

Vereador leva demandas do aeroporto de Pelotas ao Ministro da Aeronáutica

Dotar o Aeroporto Internacional de Pelotas com sistema de iluminação para pousos noturnos, bem como urbanização da sua parte frontal e a pavimentação asfáltica de acesso, são reivindicações que o vereador Élcio Abreu solicitava desde junho de 1973. A pauta voltou a ser assunto, quando em junho de 1975, o representante do legislativo enviou um telegrama ao Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Joelmir Campos Macedo, que pareceu se sensibilizar com a causa e prometeu providências imediatas.

Naquele mesmo período o vereador buscou junto à prefeitura e ao 5º Comando Regional Aéreo, uma parceria que viabilizasse a urbanização daquele local. Para o vereador, o Aeroporto Internacional de Pelotas era um ponto importante da cidade e da micro região. Fosse por seu posicionamento  geoeconômico, porque serviria de vinculação comunitária da Zona Sul ao centro do País ou mesmo pelo potencial de impulsionar o turismo, movimentando a economia local. “Um esquema de ajardinamento se impõe, não só para dar condições de embelezamento, como para ressaltar a importância turística do local”, disse Abreu na época.

Para o vereador o próprio aeroporto deveria ser explorado turisticamente. Uma das primeiras ações deveria ser a construção de uma praça, de um estacionamento, além de um ajardinamento. Estes eram os argumentos em que o vereador embasou a sua proposição. No que se referia ao sistema de iluminação, explicou que tratava-se de uma instalação que permitiria operações de decolagem e aterrissagem à noite, ressaltando a excelente pista de concreto do aeroporto, com 1.980 x 48 metros, na época, e a estação de passageiros, que ficavam limitadas pela falta da iluminação adequada.

A falta desse recurso acentuava-se em face da condição do campo de pouso ser considerado auxiliar das linhas aéreas procedentes de Santiago, Buenos Aires e Montevidéu. O melhoramento pretendido visava intensificar o movimento de aviões particulares, tendo em vista a expansão do município, em particular, com a implantação do Distrito Industrial.

Revitalizado em 2024

O atual Aeroporto Internacional de Pelotas – João Simões Lopes Neto foi revitalizado e reinaugurado no ano passado, quando ganhou um novo terminal, saindo dos antigos 930 m² para 2.100 m².

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 78 anos

Mudança na receita do pão para evitar aumento de preço

Os poderes competentes do Rio Grande do Sul haviam determinado novas regras para a fabricação de pão. A partir de junho de 1947, com essa medida se pretendia afastar de todo qualquer possibilidade de que, futuramente, houvesse um aumento no preço do pão.

Na tarde de 11 de junho de 1947, na Delegacia Regional da Comissão Estadual de Abastecimento e Preços, a imprensa foi notificada de que essas novas normas orientavam que o panificador usasse 60% de farinha americana e 40% argentina, na receita das massas de pães.

Na época, foi divulgado que essa medida visava trazer uma economia ao consumo dos estoques de farinha norte-americana, diminuindo as possibilidades de escassez e, consequentemente, aumento no preço do produto final aos consumidores.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

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