Lanterna do grupo, Brasil se vê obrigado a pontuar em sequência de dois jogos diante do líder

Série D

Lanterna do grupo, Brasil se vê obrigado a pontuar em sequência de dois jogos diante do líder

Média indica necessidade de mais que dobrar o aproveitamento, começando pelas partidas contra o Joinville

Por

Atualizado quarta-feira,
28 de Maio de 2025 às 13:06

Lanterna do grupo, Brasil se vê obrigado a pontuar em sequência de dois jogos diante do líder
Autor de um gol na derrota para o Marcílio Dias, Bryan Gabriel (foto) cumprirá suspensão diante do JEC (Foto: Jô Folha)

Lanterna do grupo A8 após seis das 14 rodadas da primeira fase da Série D do Brasileirão, o Brasil se vê obrigado a somar pontos nas partidas contra o líder da chave. O Xavante encara o Joinville nos dois próximos domingos – será visitante no dia 1º e mandante no dia 8. Com 22% de aproveitamento, o Rubro-Negro precisa mais do que dobrar esse percentual para lutar por um lugar nos mata-matas.

Atual quarto colocado do grupo e último time que se classificaria, o São José tem nove pontos de 18 possíveis, ou seja, 50% de aproveitamento. Com base nas cinco edições mais recentes da Série D, a média necessária para avançar à segunda fase é de 20 pontos. Foi justamente essa a pontuação do Brasil em 2023, quando passou na quarta posição. Em 2024, somou 21 pontos e terminou em terceiro lugar da chave.

Como a tabela é espelhada, o Xavante terá pela frente o Joinville no encerramento do turno e na abertura do returno. O técnico Emerson Cris destacou, após a derrota rubro-negra para o Marcílio Dias, o nível do próximo oponente. “É a equipe com maior investimento, maior preparação de tempo de trabalho. É a torcida que mais gente coloca dentro do estádio, estão super empolgados, então a gente vai enfrentar uma verdadeira guerra contra um adversário de calibre muito alto”, disse.

O JEC está em fase final do processo para virar Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O Tricolor disputou a Série A do Brasileirão em 2015 e depois sofreu queda livre até ficar sem divisão – está retornando na atual temporada. O time do técnico Hemerson Maria, ex-Brasil, venceu as três partidas na Arena Joinville pela Série D. Nos 2 a 1 sobre o Barra, por exemplo, mais de seis mil pessoas foram ao estádio. O último triunfo foi fora de casa, com gol no último lance do jogo contra o São Luiz, em Ijuí.

Desfalques seguem

Para domingo, o volante Bryan Gabriel está suspenso. Já o lateral-direito Murillo Lima volta de suspensão. O departamento médico segue cheio: o volante João Torres e o atacante Luiz Henrique têm lesões musculares; o volante Lucas Lucena sofre de problema no púbis; e o zagueiro Everton Sena se recupera de edema ósseo no joelho. Clébio, Rael, Gelatti e Thobias estão fora da Série D.

Série D
Grupo A8

6ª rodada

Sábado (24)
Barra 1 x 1 São José

Domingo (25)
Azuriz 0 x 0 Guarany
Brasil 1 x 2 Marcílio Dias

Segunda-feira (26)
São Luiz 0 x 1 Joinville

7ª rodada

Sábado (31)
18h | São José x Azuriz

Domingo (1º)
16h | Joinville x Brasil
Guarany x Barra

Segunda-feira (2)
20h | Marcílio Dias x São Luiz

Acompanhe
nossas
redes sociais