No início do mês, quando o Brasil perdeu por 3 a 1 para o São José, Yuri Farias Carvalho era mais um xavante na arquibancada do Bento Freitas. Algo rotineiro para o pelotense de 21 anos, rubro-negro desde a infância. Só que essa história rapidamente sofreu uma guinada inesperada e, semanas depois, aquele torcedor se tornou o responsável pela assistência para um gol do clube pelo qual é apaixonado.
É claro que Yuri não caiu de paraquedas no futebol profissional. Com passagem pelas categorias de base do Progresso, do Canaã (DF) e do Oeste (SP), o pelotense foi chamado para um período de avaliação junto ao elenco treinado por Emerson Cris. O rendimento agradou e, em meio à sequência de lesões no plantel, acabou anunciado oficialmente no dia 17, véspera do empate do Brasil com o Guarany.

Yuri na arquibancada em Brasil x São José, no dia 3 de maio (Foto: Arquivo pessoal)
O jogador, que sempre atuou como zagueiro na base, entrou como lateral-direito no lugar de Marcel aos cinco minutos da etapa final, logo após o Marcílio Dias fazer o segundo gol sobre o Xavante e encaminhar a vitória. Logo em seguida, Yuri recebeu na direita e observou a infiltração de Bryan Gabriel na área. O cruzamento certeiro terminou em gol que não evitou a derrota do Brasil, mas ficará na memória da família.
Pai de Yuri, Gabriel Carvalho é ex-presidente da Máfia Xavante, uma das mais tradicionais torcidas organizadas do Rubro-Negro. “Ele estava fazendo avaliação no clube, negou uma proposta do Espírito Santo para ficar na avaliação aqui. Aí o Eduardo [Alves, gerente de futebol] me ligou e avisou que iam assinar com ele. Que é exemplo sempre, todos os treinos é o primeiro a chegar para treinar”, conta Gabriel.
Elogios do treinador
Durante a entrevista coletiva após o revés de domingo, pela sexta rodada da Série D, que manteve o Brasil na lanterna do grupo A8, Emerson Cris destacou a aplicação e o rendimento de Yuri como pontos positivos na “dura realidade” do clube, como o próprio treinador voltou a dizer.
“O Yuri entrou muito bem. É um menino que vem treinando, trabalhando com humildade, cabeça baixa. Trabalha, trabalha e trabalha. Teve a oportunidade, abraçou muito bem. Participou do gol, quase teve outra oportunidade. Era um menino que estava em avaliação dentro do elenco e ajudou muito a gente”, afirmou o técnico.
Sequência
A cinco pontos da zona de classificação da chave à segunda fase da Série D e há cinco partidas sem ganhar, o Brasil tenta juntar os cacos do novo resultado negativo. O time enfrentará o Joinville, às 16h do próximo domingo, fora de casa, encerrando o primeiro turno.
O lateral-direito Murillo Lima volta de suspensão, enquanto o volante Bryan Gabriel está suspenso.
Série D
Grupo A8
6ª rodada
Sábado (24)
Barra 1 x 1 São José
Domingo (25)
Azuriz 0 x 0 Guarany
Brasil 1 x 2 Marcílio Dias
Segunda-feira (25)
São Luiz x Joinville
7ª rodada
Sábado (31)
18h | São José x Azuriz
Domingo (1º)
16h | Joinville x Brasil
Guarany x Barra
Segunda-feira (2)
20h | Marcílio Dias x São Luiz