Do técnico Emerson Cris ao presidente Vilmar Xavier, no Bento Freitas não há quem esconda o momento difícil vivido pelo Brasil dentro e fora das quatro linhas. Um dos caminhos para começar a reverter a situação e devolver esperança ao torcedor, é claro, passa pelo campo. E contra o Marcílio Dias, às 16h deste domingo (25), pela sexta rodada da Série D, uma vitória na Baixada reaproximaria o Rubro-Negro do G-4 do grupo A8.
Ingressos estão à venda por R$ 20 para o quarto compromisso como mandante na competição nacional, pela qual o time não vence há quatro jogos. Por conta da tabela espelhada de turno e returno, vem pela frente uma sequência de quatro jogos diante de catarinenses: após receber o Marinheiro, o Brasil medirá forças duas vezes com o líder Joinville, e na sequência vai visitar o Marcílio.
A semana xavante começou com dez jogadores no departamento médico. Alguns podem retornar agora, como o zagueiro Everton Sena, o volante Lucas Lucena e o atacante Alexiel. O clube, entretanto, não divulgou qualquer informação a respeito. Baixa mais recente com problema muscular, o atacante Luiz Henrique não deve atuar neste domingo. Suspenso, o lateral-direito Murillo Lima está fora. Marcel deve ganhar chance.
Pela segunda vez, Emerson Cris não concedeu entrevista coletiva prévia ao jogo. Após o empate com o Guarany, quando menos de mil pessoas foram à Baixada, o treinador falou sobre a “realidade dura” do clube e, por outro lado, elogiou o time. “É continuar trabalhando. Em algum momento, a bola vai entrar”, disse, sobre a eficiência ofensiva. O Brasil só fez dois gols na Série D, um deles em rebote de um pênalti, e não marca há duas partidas.
Treinador rival fala em “futebol vistoso”
Identificado com o Marcílio Dias, o técnico Waguinho Dias fará o quarto jogo em sua quinta passagem pelo clube de Itajaí. São duas vitórias consecutivas, ambas em casa e por 1 a 0, sobre Joinville e Azuriz. Ao A Hora do Sul, o treinador de 61 anos diz que essa relação com a torcida já trouxe impacto imediato. “Acaba transmitindo para os atletas, transmitindo confiança, trazendo moral ao grupo”.

Identificado com o Marcílio Dias, o técnico Waguinho Dias fará o quarto jogo em sua quinta passagem pelo clube de Itajaí (Foto: Vica Bueno – CNMD)
Waguinho vê o Xavante como um adversário que precisa buscar os três pontos por atuar como mandante. “Sempre teve uma tradição muito grande com o seu torcedor. Em casa, é um adversário sempre muito forte, independentemente do momento que atravessa o clube”, afirma. A respeito de sua própria equipe, o técnico do Marinheiro fala em ofensividade e menciona que o objetivo do Marcílio é entregar um “futebol muito bonito e vistoso”.
Sobre a escalação, a novidade tende a ser a estreia do volante Rodolfo Potiguar, 37 anos, ídolo do Brusque e recém-contratado pela equipe de Itajaí. Ele deve substituir o suspenso Felipe Baiano. Os gols decisivos dos dois triunfos recentes foram marcados pelo zagueiro Milani, após escanteio, e pelo centroavante Alex Henrique, 35 anos, ex-Monsoon, de pênalti – ele soma quatro gols em cinco partidas no Marcílio.
Série D
Grupo A8
6ª rodada
Sábado
18h | Barra x São José
Domingo
15h | Azuriz x Guarany
16h | Brasil x Marcílio Dias
Segunda-feira
19h | São Luiz x Joinville
Prováveis escalações
Brasil: Gabriel Oliveira; Marcel, Vitor Becker, Felipe Camargo e Matheus Nunes (ou Everton Sena); Bryan Gabriel, Matheus Obina (ou Lucas Lucena), David Weslley; Kauê Muniz, João Libânia (ou Marlon) e Alison Mira. Técnico: Emerson Cris.
Marcílio Dias: Anderson; Victor Guilherme, Milani, Luan e Filippe Borges; Rodolfo Potiguar, Alan Rusch e Luis Fabiano; Felipe Santos, Levi e Alex Gonçalves. Técnico: Waguinho Dias.
Horário: 16h deste domingo.
Transmissão: TV Xavante.
Árbitro: Marco Antonio Travessolo (PR).
Local: Bento Freitas.
Ingressos: R$ 20.