Se há um público cativo no Parque Una, com certeza são as crianças. Além da programação especial semanal com oficinas lúdicas do projeto Una&Diversão, o local conta com diversas áreas pensadas exclusivamente para elas. Amplos gramados, o lago com deques, intervenções artísticas e atividades culturais são um convite constante às brincadeiras em meio à natureza.
Todo esse espaço ao ar livre, bem cuidado, seguro e aberto à comunidade pelotense, faz do Una o lugar ideal para levar as crianças. Moradora do bairro, Cristina Rocha, mãe de Sofia, de três anos, acredita que o acesso à natureza e a áreas livres é um dos maiores diferenciais do local.
Além dos gramados e da circulação com trânsito acalmado, o parque conta com segurança permanente e espaços projetados exclusivamente para o uso infantil. Um dos destaques é o playground, localizado no coração do Parque.
Projetado pela Carve, empresa holandesa especializada em ambientes lúdicos, o espaço convida os pequenos moradores e visitantes a explorarem a criatividade por meio de estruturas de escalada com diferentes tamanhos e níveis de dificuldade.
“Muitas pessoas comentam que os brinquedos não parecem voltados ao público infantil. Mas, na verdade, são sim. São muito seguros, com piso emborrachado ao redor, e estimulam a criatividade das crianças ao escalar”, avalia Cristina.
Outro espaço de destaque no Una, tanto para crianças quanto para adultos, é a quadra poliesportiva. Idealizada Erro, ela integra diversos esportes de forma não convencional. Os torcedores contam com arquibancada para assistir aos melhores lances dos diferentes jogos que ocorrem simultaneamente no local.
Segundo Camila Oliveira, gerente de marketing da Idealiza Cidades, o Parque Una foi concebido com base nos conceitos do Novo Urbanismo, que valorizam espaços mais humanos, com foco no lazer, na cultura e na convivência. “O parque é aberto. Queremos que as pessoas venham, que enxerguem esse lugar como um espaço para estar”, afirma.
Oficinas Lúdicas
Como parte da proposta voltada às crianças, o projeto Una&Diversão promove um ambiente de ludicidade e encontro entre pequenos de diferentes idades, origens e bairros. As atividades criativas acontecem aos domingos, são gratuitas e abertas ao público.
“Além das crianças brincarem juntas no playground do parque, há oficinas de pintura, maquetes, contação de histórias, música, desenho, futebol lúdico, fantoches, entre outras”, conta Aline Maciel, responsável pelo Una&Diversão.
Amanda Lucena, mãe do pequeno Bernardo, de um ano, diz que o filho já participou de todas as atividades. “Vemos aqui todos os domingos. Bernardo já participou de contação de histórias, futebol e até da oficina do coelhinho da Páscoa”, relata.
Para Cristina, o mais interessante no projeto é integrar os moradores com visitantes de outras localidades. Sua filha Sofia costuma receber o amigo Luiz Felipe Farias, também de três anos, para participarem juntos de oficinas como as de plantas e desenho. “O que eu mais gostei até agora foi de desenhar”, diz Luiz Felipe. Já Sofia gostou mesmo foi de brincar com a terra e as plantinhas.
A cada mês, novas atividades são propostas, com temas ligados à cultura, artes visuais e movimento corporal – sempre com uma proposta diferente a cada domingo. “Propomos atividades nas quais os pais também podem participar”, explica Aline.
Espaço como Quintal de Casa
Cristina comenta que Sofia já enxerga os espaços comuns do parque como uma extensão de casa. Mesmo ainda pequena, foi incentivada a usar o playground e outras áreas desde cedo. “Hoje ela tem bastante autonomia: vai ao balanço sozinha, entende a proposta de escalar. Já fez isso tantas vezes que desenvolveu muita habilidade”, relata.
A mãe destaca também a importância do contato com espaços abertos, já que, atualmente, as crianças tendem a passar muito tempo em ambientes fechados e presas às telas.
Para Amanda, o diferencial do Una está na combinação entre espaço amplo e segurança, o que torna o parque ideal para famílias. “Segurança é o principal quando se trata de deixar a criança passear, jogar bola. Deveriam existir mais espaços como esse. Aqui nos sentimos seguras e confiantes para deixá-las brincar”, comenta.
A participação nas oficinas já virou tradição para Amanda e outras moradoras. “Ficamos por aqui a tarde toda, já virou praticamente uma reunião de família”, diz. Segundo Aline, esse é exatamente o objetivo: promover interação, uso qualificado do espaço e atividades lúdicas acessíveis à comunidade.
Defensores do Una
Sempre presentes nas atividades do parque, os Defensores do Parque Una – artistas vestidos como super-heróis – interagem com o público aos domingos e feriados, abordando de forma lúdica e divertida temas como cuidado com o meio ambiente e convivência harmoniosa.
O objetivo principal é conscientizar os visitantes sobre o uso adequado das áreas compartilhadas, incentivando o respeito e a preservação do espaço. De acordo com Aline, a iniciativa – que também está sendo implementada no Parque Una Uberlândia – contribui para o senso de comunidade e fortalece a cultura de cuidado com os espaços públicos.