A partir das 14h deste domingo, ocorre mais uma edição do Projeto Banda na Escola, que completa 26 anos de história em Pelotas. Criado para ensinar alunos a tocar instrumentos musicais dentro dos colégios e incentivá-los a se apresentarem em eventos como os desfiles da Semana da Pátria, o projeto é um símbolo cultural e educacional da cidade.
A programação será realizada no Altar da Pátria e reunirá bandas de diversas cidades da região, como Pelotas, Canguçu, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Rio Grande e também do Colégio Gonzaga. Além das apresentações musicais, o evento também marca o lançamento da Campanha do Agasalho. A comunidade é convidada a participar com doações e a prestigiar o festival.
O idealizador do projeto, Francisco Marques, já formou, desde 2001, 28 bandas em escolas municipais e estaduais de Pelotas, e 54 bandas na região. Para incentivar a formação desses grupos, a partir de 2004 os festivais começaram a acontecer. Segundo ele, esses eventos servem de motivação para a juventude. “O que incentiva as crianças a participarem dos ensaios e entrarem nas bandas é o festival. Quando elas veem a banda se apresentando, ficam interessadas”, afirma.
O maestro da Banda do Colégio Aparecida, de Canguçu, Jadir Rosa, destaca o quão valorosos são os festivais de bandas escolares em contextos de apoio público restrito. “Para as bandas, esse tipo de espaço é essencial – é onde a gente pode se apresentar, se divulgar, manter viva a tradição”, diz.
Ele explica que a cultura de manter as bandas ativas enfraqueceu ao longo do tempo. Atualmente, a banda do Aparecida, por exemplo, é composta, em sua maioria, por ex-alunos e simpatizantes. Há alguns anos, essas pessoas se reuniram para reativar a banda e trazer novos músicos.
Para que o movimento não se perca com o tempo novamente, ter um calendário robusto de apresentações é o que ainda mantém as bandas de pé e atraem novos componentes. “Se não tiver onde tocar, a tendência é ir acabando aos poucos”, acrescenta Jadir.
Festival de Bandas de Pelotas 2025
Apresentações:
14h30min Banda Independência – Pelotas
14h50min – Banda Instituto de Menores – Pelotas
15h10min – Banda Nossa Sra. Aparecida – Canguçu
15h30min – Banda Centro de Apoio Renascer – Canguçu
15h50min – Banda Sant’Ana – Rio Grande
16h10min – Banda Aremis Tavares – Santa Vitória do Palmar
16h30min – Banda JDC – São José do Norte
16h50min – Banda Helena Small – Rio Grande
17h10min – Banda Musical Gonzaga – Pelotas