O escritor e jornalista Roberto Giovanaz lança hoje a terceira edição da publicação literária As palavras também se levantam. O evento começa às 17h e será na Otroporto, rua Benjamin Constant, 701a, com uma roda de conversa sobre a iniciativa e uma distribuição aos presentes.
A publicação tem quatro páginas e, neste número, apresenta textos do próprio autor e dos convidados: o também jornalista Lucian Brum e a professora Helena Santos. Esta é uma edição especial, por ter sido selecionada por um edital de atividades da Biblioteca Otroporto, o que vai motivar uma distribuição mais expressiva no bairro Porto.
A publicação de número 3, traz dois contos e uma crônica tendo a região do Porto como temática. “Os autores são livres para escrever, mas pedi que fosse algo que tivesse uma relação com esse território. Acaba que todos que participaram tinham uma relação com o Porto, porque é um lugar muito presente na história das famílias”, comenta Giovanaz.
Outras edições
A proposta literária com distribuição gratuita foi criada em 2023 por Giovanaz, quando o autor pensava em formas de divulgar seus textos, de uma maneira mais simples, sem que precisasse lançar um livro. Foi quando lembrou que há alguns anos ele chegou a receber na caixa de correspondência uma iniciativa semelhante chamada Bom dia Poesia. Inspirado nesse trabalho que ele criou
As palavras também se levantam teve duas edições anteriores levando aos leitores crônicas, poesias e contos. “Fiz uma publicação em que eu reúno outros autores e saio distribuindo em lugares aleatórios, como nas caixas de correspondências”, conta.
Há ainda uma modalidade assinatura. Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link bit.ly/levantapalavras.
Para o escritor essa é uma forma de tornar acessível a leitura e os autores da cidade, que não têm livros publicados, mas que escrevem. “É uma forma de dar visibilidade aos autores locais, das pessoas acessarem isso de maneira gratuita e proporcionar um momento de leitura nesse cotidiano corrido das pessoas”, fala o escritor. No ano passado, o projeto foi selecionado no Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil, quando surgiu uma edição a partir de oficinas em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba.