Retorno do Ruas de Lazer movimentou a Bento neste domingo

Evento

Retorno do Ruas de Lazer movimentou a Bento neste domingo

Primeira edição de 2025 ofereceu serviços gratuitos de saúde, atividades culturais e diversão ao ar livre

Por

Atualizado domingo,
04 de Maio de 2025 às 18:17

Retorno do Ruas de Lazer movimentou a Bento neste domingo
Projeto Quem Luta Não Briga esteve presente no evento. (Foto: Francine Neves)

Foi realizada neste domingo (5) a primeira edição do ano do Ruas de Lazer, uma parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a prefeitura, tendo como palco a Avenida Bento Gonçalves. Centenas de pessoas puderam prestigiar diversas atividades gratuitas que reuniram serviços de saúde, práticas esportivas para todas as idades, apresentações artísticas, artesanato local, além de conhecerem um pouco dos projetos de extensão da universidade.

Segundo o professor Inácio Crochemore, coordenador do Ruas de Lazer, as atividades aproximam a comunidade do que é produzido pela universidade, sendo também importante para que os alunos e professores possam ressignificar a prática de construção do conhecimento e reflexão sobre o que circula para além dos muros da UFPel. “Cada projeto que vem e participa, ele vai se inspirando pela realidade que confronta e vai se retroalimentando com novas perguntas de pesquisas, com novas experiências de ensino e novos objetivos para os projetos de extensão”, garantiu.

O Ruas de Lazer ocorre em Pelotas há quatro anos e, em 2025, conta com apoio do poder público através de uma secretaria específica de Esporte, Lazer e Juventude. O responsável pela pasta, Pablo Salomão, avaliou a retomada das atividades dentro da perspectiva do programa Viva Pelotas, que tem entre os seus objetivos proporcionar espaços de lazer para os pelotenses através de atividades. Segundo ele, a ideia é valorizar o que já foi feito pela UFPel com outras parcerias, potencializar e dar o suporte – com a participação de todas as secretarias do governo – para ampliar cada vez mais para os bairros. “Começamos aqui na Bento, com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância do senso de pertencimento deles com a cidade, mas nós queremos expandir especialmente para os bairros”.

Universidade na Rua

O evento também contou com estandes interativos e serviços de saúde, promovidos pelos cursos da UFPel, onde foram ofertadas para a comunidade presente orientações e atividades voltadas ao bem-estar e à educação. Um dos projetos expostos foi o “Geoparque Paisagem das Águas”, que busca divulgar, valorizar e popularizar o estuário da Lagoa dos Patos. Um dos coordenadores do projeto, professor Adriano Simon, afirmou que a intenção é levar a experiência para outras cidades da região sul que fazem parte desse território. “A gente propôs como uma das ações o Geoparque na Rua, para estar conversando com as pessoas, mostrar a singularidade deste espaço que elas podem conhecer, mas não tem ideia do significado do que isso tem em termos de Brasil”, disse.

Na ação, a comunidade teve a oportunidade de conferir mapas com diferentes temáticas explicadas pelos participantes dos projetos. Em um deles, foi possível visualizar o caminho que os sedimentos percorreram, no período das enchentes de maio de 2024, pela Lagoa dos Patos em direção ao mar.

Programação

Durante a manhã, o Ruas de Lazer promoveu atividades esportivas para todas as idades, incluindo um grupo de corrida. No período da tarde, houve demonstração de taekwondo com o projeto Quem Luta Não Briga, aulão de ritmos com o projeto Vida Ativa, performances da Eclipse Danças Urbanas e oficinas artísticas com o projeto Carinho.

Quem Luta Não Briga

Em atuação desde 2011, o projeto de taekwondo para crianças e adolescentes das escolas públicas de Pelotas é sucesso por onde passa. No ano passado, a equipe de competição do Quem Luta Não Briga recebeu o prêmio de Melhor Equipe de Taekwondo do Rio Grande do Sul.

Atualmente, são atendidos cerca de 250 jovens, a partir dos sete anos de idade, em quatro núcleos espalhados pela cidade. Rossano Diniz, coordenador do projeto, afirmou que espaços como o Ruas de Lazer oportunizam que a comunidade conheça o trabalho que é desenvolvido, para além dos feitos que são noticiados. “É assim que a gente vem ganhando mais jovens para o nosso projeto”, destacou.

A atleta Ana Carolina Fouchy, de 16 anos, é estudante do primeiro ano do ensino médio do Colégio Municipal Pelotense, e faz parte do Quem Luta Não Briga há três anos. Ela recebeu a faixa preta em janeiro deste ano e já pensa nos seus próximos passos dentro do esporte, a partir do que vivencia diariamente. “Graças ao projeto eu amadureci muito, fiz muitos amigos. Eu pretendo ser professora de taekwondo e chegar nas Olimpíadas. O projeto sempre nos dá essa esperança”, disse.

Acompanhe
nossas
redes sociais