Em uma atuação abaixo do esperado, o Grêmio Esportivo Brasil acabou sendo derrotado pelo São José por 3 a 1, na noite deste sábado (3), desta vez no Bento Freitas, em jogo da terceira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Luiz Henrique marcou o único gol xavante. Giovane Gomez, duas vezes, e Renê definiram a vitória do Zequinha.
Com o segundo resultado negativo em sequência, o Rubro-Negro caiu para o quinto lugar do grupo A8 com três pontos, saindo da zona de classificação. A próxima partida será diante do São Luiz, às 16h do sábado (10), em Ijuí.
A chave tem o Joinville como líder com sete pontos. Barra e Azuriz aparecem na sequência com seis. O próprio São José fecha o G-4 com cinco pontos.
Grupo A8 – 3ª rodada
Sábado (3)
Joinville 1 x 0 Azuriz
São Luiz 1 x 0 Guarany
Barra 2 x 1 Marcílio Dias
Brasil 1 x 3 São José
4ª rodada
Sábado (10)
16h | São Luiz x Brasil
18h | Azuriz x Barra
Marcílio Dias x Joinville
Domingo (11)
16h | Guarany x São José
Mudança na equipe
O técnico Emerson Cris fez duas alterações em relação ao time projetado. Suspenso, a ausência de Everton Sena era certa. Clébio foi o escolhido para atuar ao lado de Victor Becker. As maiores surpresas foram as saídas de Matheus Obina e David Weslley. Kauê Muniz e Alexiel foram as novidades no time titular.
Giovane Gomez abre o placar
O começo do jogo parecia promissor para o Brasil. Logo aos quatro minutos, Lucas Lucena cobrou escanteio da esquerda e Alexiel cabeceou para fora, kevando perigo e levantando os cerca de 1.500 torcedores presentes na Baixada.
Aos poucos, o São José passou a dominar as ações, enquanto o Xavante apostava em lançamentos em busca de jogadas de velocidade com o pontas, mas sem sucesso.
O time visitante começou a levar perigo, principalmente com o ala Danielzinho. Primeiro, recebeu na área, mesmo sem o melhor ângulo, tentou o chute e a bola foi na rede pelo lado de fora. Na sequência, a finalização do camisa 2 saiu pela linha de fundo.
O domínio surtiu efeito aos 20 minutos. Em cruzamento da esquerda de Ângelo Chaves, Giovane Gomez mandou de cabeça para o fundo do gol: 1 a 0.
O segundo gol do Zequinha quase saiu aos 29 minutos. Jhonata Varela recebeu perto da área e tentou um chute colocado. A bola passou perto do ângulo do gol de Gabriel Oliveira.
Pressão na bola área
Sem criar perigo até então, o Brasil achou uma solução para mudar o panorama do jogo e nas jogadas de bola lançada na área passou a criar perigo e por pouco não foi intervalo com o placar empatado.
Na melhor chance, aos 36, Luiz Henrique cruzou na medida. Alexiel finalizou de cabeça e o goleiro Peralta fez grande defesa, mandando para escanteio. Na cobrança, Lucas Lucena cobrou, Clébio cabeceou na pequena área e mais um vez o goleiro do São José evitou o gol rubro-negro.
O zagueiro Vitor Becker ainda teve duas finalizações de cabeça. Enquanto o Zequinha respondeu aos 43 minutos com Giovane Gomez. O atacante tocou para o gol na saída de Gabriel, mas o lance foi anulado por impedimento.
Luiz Henrique empata
O Brasil voltou para o segundo tempo com David Weslley na vaga de Lucas Lucena. A mudança fez o Brasil voltar a jogar com um armador e dois volantes.
O Xavante tentava manter o mesmo ritmo do fim do primeiro tempo. Aos cinco minutos, Luiz Henrique arriscou o chute e o goleiro defendeu. Pouco depois, Alexiel foi derrubado na área por Peralta e o árbitro marcou o pênalti.
Depois de vários minutos de paralisação por reclamação do time visitante, Alison Mira pegou a bola para cobrar. O centroavante rubro-negro bateu mal e Peralta defendeu parcialmente. No rebote, Luiz Henrique ganhou na velocidade da defesa e mandou para o gol: 1 a 1.
Castigo na sequência
A alegria xavante durou poucos minutos. O São José, que pouco atacava, chegou com força aos 18 minutos. Danielzinho cruzou da direita, Giovane Gomez ajeitou de cabeça para Renê, livre, chutar forte na saída de Gabriel Oliveira e recolocar o Zequinha na frente.
O Brasil tentou manter o ímpeto ofensivo em chute de Bryan Gabriel, defendido por Peralta. Só que aos 26, em nova falha defensiva, o time visitante marcou o terceiro. Giovane Gomez tentou a finalização, a impressão é que a bola tinha o caminho da linha de fundo, mas no meio do caminho o lateral Murillo Lima tentou afastar e acabou marcando contra. Na súmula o árbitro deu o gol para Giovane Gomez: 3 a 1.
No prejuízo, Emerson Cris mexeu duas vezes. Entraram Matheus Nunes e João Torres nas vagas de Felipe Camargo e Kauê Muniz. O treinador xavante não demorou para mudar mais duas vezes. Marlon e Libânia nas vagas de Alison Mira e Alexiel.
No entanto, nada funcionou e o Brasil conheceu a segunda derrota seguida na Série e a primeira atuando no Bento Freitas.
Ficha técnica
Brasil (1): Gabriel Oliveira; Murillo Lima, Clébio, Vitor Becker e Felipe Camargo (Matheus Nunes – 28’ 2T); Kauê Muniz (João Torres – 28’ 2T), Lucas Lucena (David Weslley – intervalo), Bryan Gabriel, Alexiel (Libânia – 3’ 2T) e Luiz Henrique; Alison Mira (Marlon – 34’ 2T). Técnico: Emerson Cris.
São José (3): Alex Peralta; Marcão, Rafael Dumas e Jadson; Danielzinho, Jhonata Varela (Léo Santos – 34’ 2T), Venício (Estevão – 14’ 2T), Ângelo Chaves e Nonato (Lucas Hulk – 22’ 2T); Giovane Gomez e Renê (Kayran – 34’ 2T). Técnico: Gabardo Júnior
Gols: Giovane Gomez, aos 20’ 1T e aos 26′ 2T e Renê, aos 18’ 2T (SJ); Luiz Henrique, aos 10’ 2T (B).
Cartões amarelo: Venício, Renê, Peralta, Jadson e Lucas Hulk (SJ); Luiz Henrique (B).
Árbitro: Francisco Soares Dias (RS).
Local: Bento Freitas.
Público: 1.528 torcedores.
Renda: R$ 16.375,00.