Um dos principais motores do desenvolvimento tecnológico, a produção de games contará com um ambiente exclusivo no Pelotas Parque Tecnológico. O GameLab Pelotas Criativa será voltado ao uso de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, universitários e profissionais atuantes em empresas do setor de games e vídeo. A inauguração do espaço ocorrerá nesta sexta-feira (2), às 16h, no Parque.
A sala disponibilizará 12 notebooks gamer Dell G15 (memória de 16GB, SSD de 512GB, teclado e mouse gamer, fones de ouvido JBL gamer e uma tela interativa de 75 polegadas em 4K). O laboratório também contará com uma TV 4K de 65 polegadas, mesa de som digital, microfones e câmera de vídeo. A mobília inclui bancadas, cadeiras gamer e ar-condicionado.
Segundo a diretora-executiva do Parque, Rosâni Ribeiro, a proposta é que as instituições de ensino façam a curadoria junto aos seus alunos, incluindo estudantes das redes públicas municipal e estadual. “Já temos o apoio da UFPel e do UniSenac com instrutores. Outras parcerias serão bem-vindas”, afirma.
O espaço também será utilizado para a realização de capacitações em gestão com foco em temas como Inteligência Artificial, produção de vídeos e desenvolvimento de games para empresas e instituições parceiras. A produção de games deixou de ser apenas uma forma de entretenimento e hoje é uma poderosa ferramenta de inovação em diversas áreas.
“A capacidade de criar experiências envolventes e desafiadoras, aliada à constante busca por novas tecnologias e soluções, faz com que a indústria de jogos seja um motor de progresso e transformação — e o município de Pelotas tem talentos para surfar nessa onda”, avalia Rosâni.
Os recursos investidos para a construção do espaço são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), a partir do edital Transformação, lançado em 2023, em parceria com a prefeitura municipal, no valor de R$ 161.640,00.
Qualificação do ecossistema
O GameLab se conectará a outros dois projetos já existentes no Parque: o PPT Cast, laboratório de podcast (atualmente disponível no Spotify e, em breve, também no YouTube), e o Criar-Lab, destinado a atividades plugadas. “Os três laboratórios conectados irão gerar oportunidades para ações com o público do Parque, parceiros e empresas vinculadas ao Pelotas Parque Tecnológico”, explica a gestora.
Para o presidente do Candy Valley, Raul Torma, espaços como o GameLab são fundamentais para o fortalecimento do ecossistema de inovação, pois oferecem às novas gerações acesso a tecnologias emergentes e oportunidades de aprendizado, como a programação. “É importante despertar desde cedo o interesse pela área para formar uma cultura voltada à inovação”, afirma.
De acordo com Torma, incentivar o contato com esses ambientes ajuda a preparar jovens que, no futuro, poderão transformar suas ideias em soluções criativas e impactantes para a sociedade.