A crise na saúde deve ser prioridade

Editorial

A crise na saúde deve ser prioridade

A crise na saúde deve ser prioridade
Falta de repasses ao Hospital Espírita foi resolvida em pouco mais de 24 horas. (Foto: Jô Folha)

A rapidez com que foi resolvida a falta de repasses ao Hospital Espírita de Pelotas pode ser motivo de elogios e críticas. Se por um lado, o problema foi solucionado em pouco mais de 24 horas, por outro, surge uma reflexão para lá de óbvia: se dava para resolver rápido, por qual motivo demorou tanto? Há que se colocar a saúde acima de tudo, sobretudo em um momento tão sensível que nossa região vive.

Embora solucionada a questão do Hospital Espírita, noticiamos na edição de hoje outra crise: na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. É o tipo de pauta que volta constantemente há décadas, mas sempre surpreende. Os relatos nos bastidores indicam falta de seringas e soro fisiológico para atendimentos dos pacientes. Também nos bastidores, fala-se em uma dívida de R$ 3,5 milhões – herdada da gestão passada – da prefeitura com o hospital. Ou seja, mais uma vez, o município precisa agir para resolver tal situação.

A Zona Sul vive uma situação bastante sensível com a crise na sua saúde. São mais de 70 mil pessoas na fila por exames e dois hospitais vivendo situações caóticas nos atendimentos, as Santas Casas de São Lourenço do Sul e de Rio Grande. Há meses, são notícias por atrasos em salários de médicos, suspensões de atendimentos e sobrecarga em hospitais de referência no seu entorno. Agora, a crise parece se acentuar em Pelotas, embora haja sinais de que é possível contornar, de certa forma, a questão de atendimentos.

Em um momento em que a região busca se tornar referência nacional em saúde, com um potencial de empreendimentos através de dois novos hospitais, é preciso dar exemplo no atendimento. As cidades são reféns de uma tabela SUS completamente injusta e desatualizada, mas isso é sabido há anos e, dessa forma, requer criatividade por parte dos gestores. Mas, acima de tudo, a organização deve ser a norteadora das ações.

Acompanhe
nossas
redes sociais