Radares eletrônicos voltam a operar em junho

Trânsito

Radares eletrônicos voltam a operar em junho

Serão seis controladores de velocidade entre os quilômetros 1 e 3 da avenida Presidente João Goulart

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Radares eletrônicos voltam a operar em junho
Controladores estavam desativados desde o meio do ano passado, quando contrato foi encerrado. (Foto: Jô Folha)

Os motoristas que trafegam pela avenida Presidente João Goulart notaram, nos últimos dias, que mais três controladores de velocidade estão sendo reposicionados na rodovia. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o início do monitoramento está previsto para 29 de junho.

Outros três equipamentos já haviam retomado o funcionamento, no trecho da BR-392, em novembro de 2024. Os novos limitadores de velocidade estarão localizados entre os quilômetros 2 e 3 da rodovia, nas proximidades da rótula com a avenida Francisco Caruccio.

Novo contrato

Ao todo, a avenida João Goulart voltará a contar com seis radares eletrônicos, dispostos entre os quilômetros 1 e 3 da rodovia.

Em junho de 2024, os equipamentos foram retirados, em todo o Rio Grande do Sul, pelo encerramento do contrato com a empresa responsável pelos controladores de velocidade em maio. Na época, o Dnit afirmou que a nova contratação teria sido iniciada ainda em abril. O prazo previsto para que todos os pontos de controle de velocidade voltem a funcionar em todo o Estado é setembro deste ano. A nova empresa ficará responsável pelos radares até janeiro de 2029.

Limite de velocidade

Antes dos equipamentos terem sido retirados, a velocidade máxima permitida no trecho da João Goulart, que está situado no perímetro urbano, era de 50km/h. Segundo o Dnit, o limite não será alterado.

A recolocação dos seis radares em Pelotas é defendida pela autarquia por conta da localização da via próxima a áreas residenciais em que, caso a velocidade máxima não seja respeitada, mais acidentes de trânsito podem ser registrados.

O Dnit estima que, em média, mais de sete mil veículos trafegam pelo trecho diariamente. Destes, 9% são veículos pesados.

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