Esplanada do Guarany receberá o nome de Andreia Fetter Zambrano

Homenagem

Esplanada do Guarany receberá o nome de Andreia Fetter Zambrano

Cerimônia de inauguração do espaço ocorrerá na quarta-feira, junto com a festa de 104 anos do Theatro

Por

Esplanada do Guarany receberá o nome de Andreia Fetter Zambrano
Cia. de Dança Daniel Amaro apresenta fragmentos de A Arqueologia também Dança – A Dança de Ogum.

O Theatro Guarany completará 104 anos na quarta-feira. Neste dia, a esplanada da rua Lobo da Costa, em frente a este patrimônio, entre as ruas Félix da Cunha e Gonçalves Chaves, receberá o nome da ex-diretora Andreia Fetter Zambrano, que morreu em setembro do ano passado aos 61 anos. A homenagem é iniciativa do vereador Marcos Ferreira, através do projeto de Lei nº7.377, é pelos relevantes serviços prestados por Andreia à cena cultural local. A cerimônia será às 11h.

O Theatro Guarany, maior teatro da cidade de Pelotas, foi idealizado pelos sócios Rosauro Zambrano, Francisco Xavier e Francisco Santos. Em 2009 a atriz Andreia Fetter Zambrano junto com prima Susana Zambrano, assumiram em parceria a direção do Theatro, que na época passava por um período de estagnação. A partir da parceria formal estabelecida, vários projetos se iniciaram e deram vida ao Guarany novamente.

De ĺá para cá os camarins do Theatro foram revitalizados com apoio de artistas e empresários locais, as cortinas foram trocadas, banheiros reformados. O Guarany se tornou um dos equipamentos culturais mais importantes da cidade, recebendo grandes shows de música, dança, teatro, além de palestras e formaturas de instituições educacionais.

Após o falecimento de Susana Zambrano em 2015, Andreia compra então a parte da prima na empresa e segue com os projetos em parceria com sua filha Maria Antônia Fetter Zambrano. Nos últimos quatro anos entrou em atividade o Projeto Guarany das Artes, que tem como objetivo manter um espaço pedagógico das artes cênicas neste espaço, oferecendo aulas de teatro e dança, com turmas nas segundas e terças.

Com o falecimento de Andreia no ano passado, a filha ficou à frente da administração do imponente Theatro utilizando como referência todo o aprendizado adquirido com sua mãe, que foi uma amante das artes e se tornou uma referência em gestão cultural demonstrada na administração do Theatro Guarany.

Shows para celebrar

Além desta cerimônia, a programação deste dia especial continua às 20h no hall do Theatro com show de Sovaco de Cobra Trio, porém este será um momento exclusivo para convidados. A partir das 21h, o Guarany estará aberto ao público em geral, mediante a retirada prévia de senhas, com apresentação de fragmentos do espetáculo A Arqueologia também Dança – A Dança de Ogum, da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro e do show com Os Saraivas e convidados. Distribuição de senhas ocorrerá a partir de hoje até a quarta-feira, na bilheteria do Theatro das 10h às 16h. Os organizadores solicitam a doação de um quilo de alimento não perecível.

Acompanhe
nossas
redes sociais