Rei Momo recebe as chaves da Cidade

Folia

Rei Momo recebe as chaves da Cidade

No segundo dia de Carnaval de Passarela, banda Empolgação comanda o ritmo da folia

Por

Rei Momo recebe as chaves da Cidade
(Foto: Jô Folha)

A partir das 14h deste sábado, o Rei Momo Rodrigo Talabi recebe das mãos do prefeito, Fernando Marroni (PT) as chaves da cidade. Com a abertura oficial do evento, o responsável pela folia promete fazer um reinado de muita alegria e diversão para todas as entidades junto às rainhas e princesas das cortes. Ao ritmo da Banda Empolgação, atração tradicional na abertura, os foliões terão uma palinha do que virá à noite com o concurso das bandas. Este ano, sete estão no páreo. Também estão na disputa as Escolas de Samba Mirim e do Grupo Especial, duas categorias que prometem muitas surpresas para a noite de domingo.

Na noite de sexta-feira, primeiro dia de Carnaval, quatro blocos burlescos atravessaram a passarela em busca do título de campeão. Além da segurança particular, a Prefeitura, que apoia o evento, assim como a Câmara de Vereadores, disponibilizou 200 pessoas para a segurança dos foliões e do trânsito.

Luz

Já a estrutura interna respondeu às expectativas. Mas para os ambulantes cadastrados – foram disponibilizados 90 espaços para a comercialização de alimentos e bebidas com equipamento de tração humana e 50 para a modalidade trailers e food trucks – não tinha energia elétrica para refrigerar os produtos, como exige a vigilância. Com a venda liberada a partir das 14h, muitos temiam a chegada da fiscalização. “Pagamos R$ 154,90 pelo espaço público, com direito a oito metros quadrados e só tem sete e até agora nada de luz. Como vamos manter nossos produtos?”, disse um ambulante que não quis se identificar.

“Fiz o Carnaval no Capão do Leão, no Cassino e foi tudo bem. Aqui não funciona. Nós pagamos e não temos luz”, desabafa José Vilmar Legramante, 68, vendedor de churrasquinho. Os ambulantes selecionados foram credenciados junto à Secretaria de Urbanismo (Seurb) e estarão devidamente identificados. Entre as recomendações da Secretaria de Saúde (Visa/SMS) estão os procedimentos indispensáveis na lida com os produtos, desde as formas corretas de manipulação até as temperaturas recomendadas para a conservação dos itens. A Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) conseguiu resolver o problema no final da tarde de sexta.

Estrutura

Para este ano, o Carnaval reúne 24 entidades e a Assecap conseguiu montar uma passarela com camarotes, mesas cobertas e descobertas e arquibancadas. Na sexta à tarde, os últimos retoques eram feitos na passarela, com testagem de som e lavagem da pista. Para o prefeito Marroni, o Carnaval de Pelotas é uma manifestação popular que fala da pulsação do coração do ser humano e é símbolo de resistência.

Previsão do tempo

Neste sábado os foliões poderão aproveitar com tranquilidade o Carnaval, pois a aproximação de uma frente fria deverá provocar apenas aumento da nebulosidade. Há possibilidade de chuva fraca e isolada, além da mudança dos ventos para o quadrante sul. Nos municípios do Extremo Sul, já é esperada uma queda nas temperaturas durante a noite. Já na madrugada de domingo, há chances de chuvas moderadas, especialmente nos municípios mais ao norte da Zona Sul. Ao longo do domingo, com a entrada de uma massa de ar frio e seco, as condições tendem a se estabilizar, e espera-se uma queda nas temperaturas. Mínima de 10ºC e máxima de 22ºC.

Ações paralelas

A prefeitura intensifica as ações da campanha Não é Não – de combate ao assédio de mulheres e meninas – durante o final de semana de Carnaval em Pelotas. Equipes do Programa Municipal de DST/HIV/Aids estão na ativa para conscientizar os foliões sobre a importância do uso dos preservativos. O público que participar poderá contar ainda com atendimento especial do transporte coletivo diretamente no retorno aos bairros.

Programação

Sábado

14h – Abertura Oficial – Banda Empolgação – chave da cidade

16h30min – Banda Cruzaltense

19h- Embaixadores da Alegria (Participação)

20h – Banda Bonde dos Boloduchos (Participação)

Concurso de Bandas Carnavalescas

21h – Edu Polvo

22h15min – Explosão

23h30min – Xavabanda

00h45min – Dona da Noite

2h – Kibandaço

3h15min – Leocádia

4h30min – Entre a Cruz e a Espada

5h45min – Encerramento

Domingo

17h – Banda da Família (Participação)

Concurso de Escola do Grupo Mirim

18h – Mocidade do Simões

19h05min – Águia de Ouro

20h10min – Super Pateta

21h15min – Ramirinho

Concurso Grupo Especial

22h20min – E.S. Unidos do Fragata

23h35min – E.S. Academia do Samba

0h50min – E.S.Imério da Baixada

Terça-feira

20h – Apuração e divulgação dos resultados

Acompanhe
nossas
redes sociais