A participação da Portos RS na 29ª Intermodal South America, em São Paulo, tem destacado o potencial logístico do Rio Grande do Sul e firmado parcerias internacionais voltadas ao desenvolvimento do setor portuário. Desde a abertura da feira, a empresa pública assinou acordos de cooperação com entidades dos Países Baixos e reforçou a estratégia de atrair novos investimentos e ampliar a movimentação de cargas em seus portos.
Na quarta-feira (23), primeiro dia de evento, a Portos RS começou a agenda de fortalecimento de parcerias e relações internacionais. A assinatura da Carta de Apoio junto a entidades dos Países Baixos busca fortalecer a cooperação no setor portuário e representa avanços para o Porto.
Segundo o gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima, a participação na Intermodal reforça o papel estratégico do Estado no cenário logístico continental. “Temos estrutura para oferecer ao Brasil e à América do Sul um porto com perfil de hub, capaz de concentrar cargas de toda a região”, destaca.
Sequências às relações
Na quinta-feira (24), no segundo dia de Intermodal, a Portos RS manteve agenda cheia de compromissos estratégicos. As atividades incluíram reuniões técnicas e institucionais, para ampliar parcerias e impulsionar o desenvolvimento tecnológico e operacional dos portos gaúchos.
Um dos momentos mais significativos foi o encontro com representantes do Porto de Antwerp Bruges, da Bélgica. A empresa é reconhecida por sua expertise em inovação portuária e energia renovável, incluindo projetos de eólica offshore.
Mais tarde, a comitiva recebeu no estande da Portos RS o presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, de Portugal, Eduardo Feio. O encontro reforçou o interesse mútuo em aprofundar a cooperação entre as duas administrações.
Para o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, as iniciativas integram a estratégia de intensificar sua inserção internacional, buscando parcerias que promovam inovação, sustentabilidade e eficiência logística nos portos do RS. “Estamos sempre buscando esse fortalecimento, nesse sentido de construir novas possibilidades, atrair investimentos – inclusive externos – e seguir crescendo como complexo portuário”, frisa.
Encontros externos
Ainda no primeiro dia, em agenda simultânea, a comitiva da Portos RS realizou dois encontros técnicos voltados ao aprimoramento do Porto do Rio Grande. Uma das reuniões ocorreu na sede da Technomar e tratou da modelagem de contratos de dragagem do canal de acesso ao porto, com estudo de cenários de 5 a 10 anos e concessões de longo prazo. As tratativas devem ter definições técnicas até o final de maio.
Para Klinger, as agendas realizadas fora da feira complementam os debates que acontecem dentro da Intermodal.