O governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou nesta sexta-feira (25) a saída de Beatriz Araújo da secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul. Ela será substituída pelo deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT). A alteração na pasta já era esperada desde a última mudança no secretariado, no começo do mês.
Próxima do governador, Bia Araujo esteve à frente da pasta desde o primeiro governo e também foi secretária de Cultura em Pelotas no mandato de Leite como prefeito. A saída de Beatriz foi criticada pela comunidade artística, que defendeu a permanência dela no cargo e promoveu abaixo-assinados em sua defesa.
A mudança foi anunciada por Eduardo Leite nas redes sociais, onde elogiou a atuação da secretária. “Com sensibilidade, diálogo e trabalho, a secretária Bia Araújo ajudou a liderar uma verdadeira virada na política cultural do Estado ao longo dos últimos seis anos, conduzindo o maior volume de investimentos da nossa história no setor”, escreveu.

Eduardo Loureiro é deputado estadual (foto: ALRS)
Segundo o governador, o substituto deverá assumir nos próximos dias. “Loureiro traz consigo a capacidade já testada de gestor público, a legitimidade de quem conhece profundamente a realidade do interior do Estado e de quem sempre teve uma forte ligação com a cultura”, disse.
Eduardo Loureiro está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Começou a carreira política como prefeito de Santo Ângelo por dois mandatos, entre 2004 e 2012. Com sua saída da Assembleia, deve assumir o suplente Tiago Cadó (PDT), ex-vereador de São Borja.