Como surgiu a VSQ Cia de Teatro?
Criada por atores e pesquisadores teatrais, a Você Sabe Quem Cia de Teatro surgiu com esse nome e agora é denominado VSQ Cia de Teatro. Os trabalhos do grupo iniciaram em julho de 2013, com o desejo de levar arte e cultura para além dos palcos teatrais. Mais do que entreter, o grupo se propõe a provocar reflexões, construir pontes e incentivar o pensamento crítico através do teatro. Com um trabalho pautado na experimentação e no diálogo constante com a plateia, a companhia assume o compromisso de ser um agente cultural ativo, capaz de transmitir cultura e fomentar debates político-pedagógicos em cada apresentação. A VSQ não quer ser apenas um coletivo teatral e sim um agente cultural transformador nos locais onde atua.
Quantos alunos vocês atendem hoje? E qual a faixa etária?
Atualmente, uma média de 50 alunos participam mensalmente das oficinas oferecidas na sede do grupo. Os participantes têm idades que variam entre seis e 40 anos, o que exige um cuidado especial na condução dos conteúdos e metodologias.
As linguagens e os estilos de trabalho são adaptados de acordo com cada faixa etária, respeitando os limites físicos, emocionais e cognitivos dos alunos. Para o grupo, é fundamental garantir que os temas abordados estejam alinhados com o grau de maturidade dos participantes, evitando que determinadas situações sejam trabalhadas de forma precoce.
Quais os principais cursos que vocês oferecem?
A VSQ está em plena atividade no Centro Cênico, oferecendo cinco oficinas teatrais voltadas a públicos diversos. As aulas ocorrem ao longo da semana, com foco tanto na formação de novos talentos quanto na experimentação de linguagens cênicas.
Tem alguma história marcante do grupo?
Escolher um único momento marcante nesses quase 12 anos de história da VSQ Cia de Teatro é uma tarefa quase impossível e até dolorosa. Afinal, a caminhada do grupo é marcada por uma série de conquistas que não apenas moldaram a nossa identidade, mas também impactaram a cena teatral da cidade. Desde os primeiros passos, ainda em 2013 com a peça “A Lição”, até as recentes comemorações e conquistas como a do centro cênico, a VSQ construiu uma história de afeto, arte e resistência.
A semente foi plantada na Biblioteca Pública de Pelotas, onde começamos as primeiras oficinas de teatro da companhia. O espaço não apenas serviu como palco inicial, mas foi também um dos grandes incentivadores do coletivo naquele momento inicial. Com o tempo, a atuação do grupo se expandiu, culminando na organização da I Mostra Pelotense de Teatro Independente, evento que mobilizou artistas locais sob o lema ‘Colabore com o teatro de sua cidade’.
E o espaço?
Em meio a essas conquistas, a companhia ainda deu um passo importante em termos de estrutura física, tendo a abertura do próprio Centro Cênico Cultural, que se consolidou como um espaço de criação, troca e celebração artística. Foi ali, inclusive, que, no dia 1º de julho de 2024, a VSQ comemorou seus 11 anos de existência com o espetáculo Universo Compartilhado, um compilado de cenas que resgatam momentos marcantes da trajetória do grupo.