Quantas ideias cabem em três dias de atividades gratuitas voltadas para a criatividade e o desenvolvimento humano? Ainda mais quando as ações de engajamento e colaboração ocorrem em cinco espaços diferentes em Pelotas? Muitas. E elas precisam ser aproveitadas. Com essa proposta, a edição do World Creativity Day (WCD) 2025, maior festival colaborativo de criatividade no mundo, está consolidado em Pelotas pelo quarto ano, e espera atingir o top-10 mundial, ranking conquistado ano passado, pelas ações realizadas presencialmente e online. Anfitriões, parceiros, inspiradores e público inscrito participaram de uma maratona de atividades, como palestras, oficinas e bate-papos.
Além do Pelotas Parque Tecnológico, as atividades ocorreram ainda na Associação Comercial de Pelotas (ACP), bairro Quartier, Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (Colônia Z-3) e Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, local onde surgiu a Mostra Interescolar de Ações Comunicativas e onde crianças, na manhã de ontem, aprenderam durante uma oficina como é bom saber equilibrar as contas para não ficar no vermelho. Em outra, com uma forma lúdica, o jornalista e ambientalista Solano Lopes, cantou literalmente o Aedes Aegypti. Teve palestra em Libras e, entre as mais cobiçadas, estiveram as oficinas e palestras sobre Inteligência Artificial. Entre as ideias, o Pelotas Merece foi citado em uma das palestras da ACP.
A coordenadora do WCD 2025, a empreendedora venezuelana Gioconda Alfaro, da Web Rádio Parceiras de Sucesso, diz que o número de inscritos foi o dobro do esperado. “Nosso limite eram 50 atividades, mas recebemos mais de 100 inscrições, e para tal tivemos que dar um jeitinho de reunir algumas atividades, fazer algumas trilhas de conhecimento, para aproveitar os inspiradores engajados”. Emocionada e orgulhosa da equipe que conseguiu reunir para os três dias, Gioconda diz que entregou um evento melhor do que se imaginava, principalmente pelo espírito de colaboração semeado ao longo dos três dias. “Todos que estão aqui fazem um trabalho voluntário. São inspiradores doando seu conhecimento”, destaca.
Evolução e conhecimento
O resultado dessa experiência, para a coordenadora, é proporcionar às pessoas a estarem abertas ao conhecimento e à criatividade de forma que elas tenham repertório através da participação das palestras ofertadas em ações com a WCD. Além de representar Pelotas no WCD, Gioconda estará na semana que vem no encontro de líderes criativos em São Paulo, levando as experiências da Zona Sul para os grandes centros e em busca de destaque. Lá ela deve conhecer o idealizador do Dia Mundial da Criatividade, Lucas Foster, que conversou com a reportagem.
Foster conta que ver o World Creativity Day se espalhando pelo Brasil é uma experiência emocionante. Ressalta que cada evento, em cada cidade, confirma o poder transformador da criatividade nas comunidades e na educação, o que ajuda a revelar talentos. “É gratificante perceber como essa iniciativa tem inspirado tantos a acreditar na sua própria criatividade para mudar realidades e gerar impacto positivo”. Para o empresário e psicólogo, o Brasil é uma potência criativa e, ao expandir o WCD, sente que está apenas começando a transformar esse potencial em resultados reais. “Conectando pessoas e projetos capazes de mudar o mundo”.
No calendário oficial
Esta semana foi aprovada a Lei nº 7.384/2025, do vereador Antônio Peixoto (PSD), que insere a Semana da Criatividade e Inovação de Pelotas no calendário do município. O anúncio foi feito dentro da programação do WCD, no parque Tecnológico. Com a lei, o parlamentar pretende ampliar e consolidar o ecossistema local focado no desenvolvimento a partir das novas ideias, projetos e tecnologias que movimentam a engrenagem da economia criativa. “Queremos abrir espaços para conhecermos as inúmeras mentes criativas e retê-las em iniciativas locais da nossa cidade e evitar a fuga do capital intelectual”, justifica.