Direção do Farroupilha homenageia Cardeal, campeão de 1935

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Direção do Farroupilha homenageia Cardeal, campeão de 1935

Por

Há 50 anos

Entre as ações comemorativas dos 49 anos do Grêmio Atlético Farroupilha estava a  inauguração do busto, na tribuna de honra do pavilhão social do estádio Nicolau Fico, em homenagem ao ex-atleta Sezefredo Ernesto da Costa, o Cardeal, ídolo do futebol gaúcho e brasileiro das décadas de 1930 e 1940. O clube foi inaugurado em 21 de abril de 1926.

A programação alusiva ao aniversário do clube tricolor teve romaria ao cemitério e visita aos túmulos de ex-dirigentes, ex-atletas e torcedores, também missa campal no Estádio das Laranjeiras, celebrada pelo padre Lauro Poersch, da Igreja São José, do Fragata. A cerimônia de inauguração do busto contou com a presença dos ex-atletas Massinha e Caruja, campeões estaduais de 1935. O orador foi o professor Rafael Alves Caldela, que lembrou as excepcionais virtudes técnicas do inesquecível jogador e da dedicação de Cardeal ao então G.A.9º Regimento de Infantaria. A escultura foi uma obra da artista pelotense Judith Bacci.

Além dos dirigentes e torcedores do Farroupilha estiveram presentes na solenidade o prefeito Ary Rodrigues Alcântara, o comandante do 9º B.I., Coronel Dover Santa Rosa Caldas, o chefe de gabinete da prefeitura, Affonso Dêntice da Silva, o presidente do Esporte Clube São Paulo, de Rio Grande, entre outros.

Na história

Em 1935 o  então Grêmio Atlético 9º Regimento de Infantaria sagrou-se Campeão Gaúcho ao derrotar o Grêmio em uma melhor de três partidas, todas em Porto Alegre.

Fontes: A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 100 anos

Dyla Tavares Josetti excursiona pelo Sul

Pianista fez recital em Bagé

A pianista brasileira Dyla Tavares Josetti, com experiência nos Estados Unidos e Europa, excursionou pela região sul do Estado no mês de abril de 1925.  “Com bastante êxito, com bastante concorrência e muitos aplausos”, registrou o jornal Diário do Commercio de Bagé, onde o recital aconteceu no dia 21 de abril, uma semana antes do recital em Pelotas.

Dyla interpretou composições de Schumann (Carnaval), Chopin (Noturno  e Estudo das borboletas, Beethoven ( Marcha Turca), entre outros compositores.

Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 50 anos

Russomano toma posse na Academia Sul-Riograndense de Letras

O Ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, doutor Mozart Victor Russomano, tomou posse da cadeira de número 20 da Academia Sul-Riograndense de Letras em uma solenidade ocorrida na noite de 23 de abril de 1975. O evento ocorreu no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

O patrono da cadeira 20 era o ficcionista e folclorista também pelotense João Simões Lopes Neto. Antes de Russomano, a cadeira tinha sido ocupada pelo ficcionista e ensaísta Darcy Azambuja.

Jurista assumiu a cadeira 20

Em nome da academia, o magistrado Lenine Nequete saudou o jurista de Pelotas. Nequete foi professor, pesquisador, escritor, idealizador e criador de instituições, especialmente no campo do direito e da justiça. Foi ainda juiz da comarca de Canoas por quinze anos, professor da Unisinos e Livre-Docente da UFRGS.

Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais