Há 50 anos
Entre as ações comemorativas dos 49 anos do Grêmio Atlético Farroupilha estava a inauguração do busto, na tribuna de honra do pavilhão social do estádio Nicolau Fico, em homenagem ao ex-atleta Sezefredo Ernesto da Costa, o Cardeal, ídolo do futebol gaúcho e brasileiro das décadas de 1930 e 1940. O clube foi inaugurado em 21 de abril de 1926.
A programação alusiva ao aniversário do clube tricolor teve romaria ao cemitério e visita aos túmulos de ex-dirigentes, ex-atletas e torcedores, também missa campal no Estádio das Laranjeiras, celebrada pelo padre Lauro Poersch, da Igreja São José, do Fragata. A cerimônia de inauguração do busto contou com a presença dos ex-atletas Massinha e Caruja, campeões estaduais de 1935. O orador foi o professor Rafael Alves Caldela, que lembrou as excepcionais virtudes técnicas do inesquecível jogador e da dedicação de Cardeal ao então G.A.9º Regimento de Infantaria. A escultura foi uma obra da artista pelotense Judith Bacci.
Além dos dirigentes e torcedores do Farroupilha estiveram presentes na solenidade o prefeito Ary Rodrigues Alcântara, o comandante do 9º B.I., Coronel Dover Santa Rosa Caldas, o chefe de gabinete da prefeitura, Affonso Dêntice da Silva, o presidente do Esporte Clube São Paulo, de Rio Grande, entre outros.
Na história
Em 1935 o então Grêmio Atlético 9º Regimento de Infantaria sagrou-se Campeão Gaúcho ao derrotar o Grêmio em uma melhor de três partidas, todas em Porto Alegre.
Fontes: A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 100 anos
Dyla Tavares Josetti excursiona pelo Sul

Pianista fez recital em Bagé
A pianista brasileira Dyla Tavares Josetti, com experiência nos Estados Unidos e Europa, excursionou pela região sul do Estado no mês de abril de 1925. “Com bastante êxito, com bastante concorrência e muitos aplausos”, registrou o jornal Diário do Commercio de Bagé, onde o recital aconteceu no dia 21 de abril, uma semana antes do recital em Pelotas.
Dyla interpretou composições de Schumann (Carnaval), Chopin (Noturno e Estudo das borboletas, Beethoven ( Marcha Turca), entre outros compositores.
Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 50 anos
Russomano toma posse na Academia Sul-Riograndense de Letras
O Ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, doutor Mozart Victor Russomano, tomou posse da cadeira de número 20 da Academia Sul-Riograndense de Letras em uma solenidade ocorrida na noite de 23 de abril de 1975. O evento ocorreu no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
O patrono da cadeira 20 era o ficcionista e folclorista também pelotense João Simões Lopes Neto. Antes de Russomano, a cadeira tinha sido ocupada pelo ficcionista e ensaísta Darcy Azambuja.

Jurista assumiu a cadeira 20
Em nome da academia, o magistrado Lenine Nequete saudou o jurista de Pelotas. Nequete foi professor, pesquisador, escritor, idealizador e criador de instituições, especialmente no campo do direito e da justiça. Foi ainda juiz da comarca de Canoas por quinze anos, professor da Unisinos e Livre-Docente da UFRGS.
Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense