O Repensa, programa de sustentabilidade ambiental promovido pelo Shopping Pelotas desde 2022, acaba de ganhar novas frentes. Entre as iniciativas mais recentes, destacam-se a criação de um ecoponto focado no recebimento de resíduos eletrônicos e a instalação da Retorna Machine, equipamento voltado ao recolhimento de embalagens, que retorna créditos aos usuários. Esses créditos podem ser usados para obter descontos no transporte público, na conta de luz e até como crédito para celular.
Outra ação recém-implantada é a recepção de escolas municipais no shopping, com visitas guiadas que apresentam práticas de responsabilidade ambiental. Os estudantes conhecem iniciativas como o recolhimento e reciclagem de materiais, a redução do consumo de recursos em diversas áreas e a gestão eficiente de resíduos — que inclui a produção de composto orgânico, oferecido gratuitamente aos clientes.
Segundo o coordenador de operações, Guilherme Ança, o Repensa gera, atualmente, 1,5 tonelada de composto orgânico por mês. “Estamos aumentando a produção gradativamente e aprimorando o processo, que começa na praça de alimentação e termina na sala de compostagem”, afirma. Todas as lojas do shopping participam de alguma forma do programa.
Para o gerente geral, Daiçon Maciel, o Repensa vai além da conscientização ambiental. “É um programa que coloca em prática o cuidado com o meio ambiente e apresenta ações sustentáveis. Cerca de 1.500 saquinhos de composto orgânico são disponibilizados mensalmente aos clientes, produzidos a partir dos resíduos orgânicos da praça de alimentação e dos restaurantes. Esse material volta para a natureza e ajuda a fechar o ciclo ambiental”, explica.
Retorno financeiro
De acordo com o gerente geral, Daiçon Maciel, quanto mais for possível realizar a separação dos resíduos desde a origem — nas lojas e na praça de alimentação — e garantir uma destinação correta, mais o projeto se torna sustentável também do ponto de vista financeiro.
“Cumprimos nossa responsabilidade ambiental, mas é claro que as empresas também precisam considerar os resultados e os custos envolvidos. Por isso, buscamos esse crescimento contínuo, para entender como podemos agregar outras empresas e tornar o programa ainda mais eficiente”, explica Maciel.
Troca de embalagens por tricoins
Instalada na Loja do Bem — o mesmo espaço onde os saquinhos de composto orgânico são disponibilizados para retirada —, a Retorna Machine recolhe embalagens pós-consumo para reciclagem, devolvendo moedas virtuais chamadas tricoins.
O processo funciona por meio de um sistema de gamificação, e os tricoins podem ser trocados por benefícios como descontos no transporte público, na conta de luz e crédito para celular.
Educação ambiental
O programa também passou a receber visitas de estudantes da rede municipal de ensino, que participam de um roteiro guiado pelas diferentes etapas do projeto.
Durante a visita, os alunos aprendem sobre a importância da destinação correta de resíduos e acompanham de perto o processo de transformação do lixo orgânico produzido na praça de alimentação em composto orgânico.
Para 2025, a iniciativa deve ser expandida para as redes estadual e particular de ensino, ampliando ainda mais o alcance da educação ambiental promovida pelo shopping.