Os atletas Rafael Soares, de Pelotas, e William Ribeiro, de Jaguarão, entraram para a história da ultramaratona backyard. Em evento iniciado às 10h de sábado (12) e encerrado pouco antes das 16h desta segunda (14) na chácara IBRC, na colônia Santa Isabel, a dupla quebrou o recorde nacional da modalidade – Rafael é o novo recordista sul-americano.
Ambos correram por 54 horas praticamente ininterruptas, tendo como intervalos apenas os períodos de alguns minutos entre o fim de uma volta e o início da outra. A prova começou com cem participantes, número limite da organização. Rafael completou 54 voltas, de 6,7 quilômetros cada, em 54 horas – um total de 361,8 quilômetros.
Assim, o novo detentor do recorde registrou a melhor marca não apenas do país, mas também da América do Sul. Após finalizar a volta anterior sem tênis, e somente de meias, William desistiu durante a 54ª volta da Backyard Ultra Até Cair as Pernas, como foi denominado o evento.

Rafael (E) cumprimenta William, que desistiu durante a 54ª volta (Foto: Reprodução)
Formato do evento
A ultramaratona backyard consiste em uma prova cujo fim é indefinido. Isso porque cada participante tem até 59 minutos e 59 segundos para completar cada volta. A cada hora começa uma nova volta. Todas as voltas têm 6,7 quilômetros de distância. Vence quem concluir uma volta sozinho, caso de Rafael. Antes, o recorde brasileiro era de 52 voltas.
O recorde mundial da modalidade foi conquistado em 2024 pelos belgas Merijn Geerts, Ivo Steyaert e Frank Gielen, durante um campeonato por equipes. O trio concluiu 110 voltas de 6,7 quilômetros.